Lavanderia Pública do Centenário será reaberta quinta-feira (7)

6 de fevereiro de 2019 0 Por blogem
A Prefeitura de Caruaru, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e a Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente, realiza, na próxima quinta-feira (07), a reabertura da Lavanderia Pública do Centenário Joana Mota Florêncio Lira. A solenidade terá a presença da prefeita Raquel Lyra e demais autoridades responsáveis pela reinauguração do espaço. 
A lavanderia é um instrumento de trabalho para 14 mulheres cadastradas na SPM que exercem tal fim para sustento da família. As mulheres passaram por uma formação de cooperativismo e associativismo com a equipe do SESCOOP Recife.
A Secretaria de Política para as Mulheres está responsável pela formação das lavadeiras, principalmente sociopolítica, além do incentivo a formação do grupo para uma associação oficialmente legalizada das lavadeiras do centenário. 
“A SPM fará formação continuada com as mulheres cadastradas para fortalecer o empoderamento econômico e social dessas mulheres, melhorando a qualidade de vida das mesmas e suas famílias e incentivando para a formalização de uma associação de lavadeiras”, explicou a secretária de Política para as Mulheres, Juliana Gouveia.
Na solenidade será entregue o prédio com as acomodações necessárias para desempenhar a função sem danos, principalmente a saúde. O prédio foi reformado e conta com lavadores novos, meia paredes com cerâmica, área coberta para secar as roupas, almoxarifado, área com bancadas de mármore para passar roupa, cerca elétrica, entre outros. Tudo pensando para uma melhor utilização do espaço.
“Toda estrutura de maquinários, bem como a gestão administrativa que será desenvolvida no decorrer dos trabalhos da lavanderia tem como base a SDSDH”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas.
No momento da entrega e na solenidade haverá discurso das autoridades presentes, bem como apresentação cultural com a Banda feminina “As Fulô” e banda de pífanos.