Início das obras da maternidade e o programa Aprender com Saúde são os destaques 2018 da Secretaria de Saúde de Caruaru

27 de dezembro de 2018 0 Por blogem
Foto: Janaína Pepeu 

A Secretaria de Saúde de Caruaru chega ao fim de 2018 mostrando as atividades que beneficiaram a população do município: inaugurações, programas, entregas, ampliações e melhorias nos serviços públicos de saúde foram o guia para aprimorar a qualidade de vida dos caruaruenses. O início da construção da nova maternidade municipal foi um dos destaques do ano, pois a obra, orçada em R$ 15 milhões, vai poder atender de forma mais humanizada as gestantes de Caruaru que desejarem ter seus bebês através do Sistema Único de Saúde. Localizada no bairro Luiz Gonzaga, em uma área de 31.579,00 m², sendo que de construção serão 6.352,18 m². O projeto contará com três salas cirúrgicas, 58 leitos (Alojamento Conjunto); 10 leitos PPP – pré-parto/ parto/ pós-parto e seis leitos UCIN – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, entre outros equipamentos. A previsão é que a obra seja concluída em 18 meses e sejam feitos 300 partos por mês, quando estiver em pleno funcionamento. 
O programa Aprender com Saúde, que levou atendimentos e cuidados de saúde para dentro das escolas, realizou 8.479 atividades em mais de 120 escolas beneficiando cerca de 42 mil estudantes. Entre as ações: combate ao mosquito Aedes aegypti; realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação; atualização vacinal dos estudantes; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor e saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração na visão, que foi o maior destaque de 2018 e beneficiou mais de cinco mil estudantes, onde, quem precisou, recebeu óculos gratuitos. 
A Secretaria de Saúde de Caruaru também realizou algumas entregas para a população, em 2018, como o AME Saúde da Família no Residencial Luiz Bezerra Torres, a nova sede da unidade de Fisioterapia, a requalificação da farmácia do Centro de Saúde Ana Rodrigues, novos aparelhos de raio-X nas UPAS do Vassoural e das Rendeiras, três novas ambulâncias para o SAMU, implantação de equipes de saúde bucal nos USF´s Encanto da Serra e Nova Caruaru, a volta da oferta de próteses dentárias, reabertura do bloco cirúrgico da Casa de Saúde Bom Jesus, entrega de equipamentos para Atenção Básica, reforma no Centro de Saúde Indianópolis, no USF Lagoa de Pedra e início da construção do AME Cidade Jardim. 
Foram realizadas 57 capacitações envolvendo profissionais da Saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, gerentes, equipes do NASF e recepcionistas. 
Um balanço positivo para os atendimentos na rede municipal de saúde com: 78.960 consultas especializadas para a população, 441.484 atendimentos na Atenção Básica e mais de 100 mil atendimentos na rede complementar, de janeiro a agosto deste ano . As unidades de pronto-atendimento (UPA) registraram, em 2018, mais de 250 mil atendimentos distribuídos entre UPA do Salgado, UPA da Boa Vista, UPA do Vassoural e UPA das Rendeiras. Já na rede hospitalar municipal, que engloba Hospital do Coração, Hospital Manoel Afonso e Casa de Saúde Bom Jesus, os dados apontam para um total de 4.837 internações por especialidades, até o mês de outubro, e que, segundo a executiva da Atenção Básica, só corrobora o trabalho que vem sendo realizado pela secretaria de saúde: 
A Secretaria de Saúde de Caruaru implantou também um novo modelo de gestão na Assistência Farmacêutica através da criação de uma Gerência de Assistência Farmacêutica em seu organograma funcional, o que resultou em um aumento de 110% no número de abastecimento dos medicamentos nas farmácias da rede municipal. Logo no início das atividades, primeiro semestre de 2017, foi diagnosticado um percentual de abastecimento de 38%, com as ações e medidas prioritárias de controle e redimensionamento da Assistência Farmacêutica, consequentemente houve uma elevação do índice para 80%. 
Em junho, a Gerência Geral de Vigilância em Saúde, trouxe para o município dois primeiros lugares na mostra competitiva do I Seminário de Experiências e Inovações da Vigilância em Saúde, realizado em Recife. O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde de Pernambuco com participação da OPAS e OMS, que teve 43 municípios do estado inscritos e 119 experiências bem sucedidas ou inovadoras apresentadas. Foram selecionadas 18 experiências finalistas, em seis áreas da Mostras Competitivas, com três finalistas cada. Os representantes de Caruaru apresentaram cinco trabalhos, dos quais dois foram selecionados como finalistas e sagraram-se campeões nas áreas das mostras competitivas que concorreram. As experiências premiadas foram: Mostra competitiva na área de Gestão de Vigilância em Saúde: GEORREFERENCIAMENTO DE DADOS: FERRAMENTA DE GESTÃO – Paulo Florêncio (SMS-Caruaru) e Mostra competitiva na área de Vigilância e Controle das Doenças Causadas por Arbovírus: PROJETO GESTANTE SEGURA: PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES EM GESTANTES – Claudia Agra (SMS-Caruaru). Já em agosto, o Laboratório Municipal comemorou o recebimento do certificado com desempenho excelente emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Bezerra Sobral – LACEN/PE. O certificado tem o objetivo de assegurar a qualidade técnica dos exames de interesse à saúde pública nos laboratórios que fazem parte da Rede Pernambucana de Laboratórios – RPELAB, que disponibiliza o Programa de Controle Externo da Qualidade – Tuberculose (CEQ-TB) para todos os laboratórios integrantes da Rede. O setor da Tuberculose do Laboratório Municipal, que é referência regional, participou de três rodadas do CEQ-TB, promovido pelo LACEN/PE, obtendo o resultado “APROVADO” em todas e por isso fator recebeu um certificado classificado como excelente pelo desempenho. 
O aplicativo VICONSUS, lançado ano passado pela Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Departamento de Tecnologia da Informação, passou por atualizações para facilitar ainda mais o acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município. A ferramenta, que possibilita que os cidadãos possam conferir suas solicitações de exames e consultas na rede municipal de saúde foi atualizado com remodelagem do design do aplicativo e a inclusão dos módulos do número do agendamento, das informações do preparo para exames e avaliação do serviço pelo usuário. Além disso, a Secretaria de Saúde atualizou seu site institucional, onde profissionais de saúde, servidores e usuários de uma forma geral, vão poder acessar as últimas notícias, endereço das unidades de saúde, ouvidoria, portal da transparência, consultas públicas, licitações, entre outros.
Informações: Ceça Ricarte/Assessoria de imprensa.