Conselho de Segurança Cidadã implantado no 3º distrito de Caruaru

6 de dezembro de 2018 0 Por blogem
Fotos: Jorge Farias/Divulgação
A Prefeitura de Caruaru realizou a 12ª implantação do Conselho de Segurança Cidadã dos bairros e da zona rural (CONSEC), na noite dessa quarta-feira (05), no 3º distrito da Zona Rural, em Malhada de Pedra. “Estamos muito felizes com a participação da população, uma plenária lotada para mais uma implantação na zona rural. Depois de passar pela zona urbana, conseguimos instalar os conselhos nos quatro distritos de Caruaru. Trabalhamos juntos com a comunidade para devolvendo os melhores serviços para os moradores”, enfatizou a prefeita Raquel Lyra.
Participaram da implantação do Consec, junto à prefeita, representantes das secretarias municipais, policiais civis e militares, representante do Disque-Denúncia e outras entidades, junto à comunidade local. “É de extrema importância à interação entre os órgãos de segurança, o poder municipal e a população. As pessoas podem falar da sua realidade, sabendo que o poder público vai estar envolvido para resolver os problemas da comunidade”, relatou o delegado da Polícia Civil, Thiago Henrique.
Foi votada pela comunidade a composição do conselho e, através dessa mesa diretora, os problemas do distrito foram apresentados ao Comitê Juntos Pela Segurança. O comitê será responsável pela implementação e monitoramento do Plano Municipal Juntos pela Segurança em consonância com as ações e atribuições constitucionais dos diversos órgãos da esfera do poder público federal e estadual, que atuam na preservação da ordem pública, trazendo, assim, resultados positivos na prevenção à violência em Caruaru. “É uma grande oportunidade de reivindicar nossos direitos, vamos mudar a vida dos moradores do local. Com o Conselho temos a oportunidade de trazer melhorias para nossa comunidade”, relatou Levi Gomes, presidente eleito do Consec do 3º distrito da zona rural.
Após a votação do Conselho, algumas demandas já surgiram e a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira, já foi alinhando com sua equipe quais as medidas a serem tomadas para trazer resultados à população. “Começamos esse trabalho em 2017, e a plenária no 3º distrito mostrou a confiança das pessoas no projeto. É com muita emoção que encerramos esse ano com total cobertura em toda zona rural de Caruaru, e confiantes que no próximo ano teremos mais Consec”, exaltou Karla Vieira.