Unidades da Funase celebram o mês da Consciência Negra

29 de novembro de 2018 0 Por blogem
Nove adolescentes do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, uma das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), participaram de uma oficina de capoeira no auditório da unidade. Além de aprender técnicas, os socioeducandos assistiram a uma palestra que abordou a história e curiosidades sobre a prática. O evento fez alusão ao Dia da Consciência Negra, que foi comemorado no dia 20 de novembro e teve atividades desenvolvidas em várias unidades da Funase.
A oficina foi realizada pelo Centro de Capoeira Raça Nobre e ministrada pelo Mestre Tiziu. Além dos jovens, funcionários do Cenip Caruaru prestigiaram o evento. Está prevista para esta sexta-feira (30) uma nova oficina de capoeira, contemplando socioeducandos que não participaram da ação. Já nesta quarta (28), a unidade teve uma palestra sobre racismo voltada para mães dos adolescentes.

Outra unidade que foi contemplada com ações em referência ao mês da Consciência Negra foi o Cenip Petrolina. Os socioeducandos participaram de uma palestra conduzida por um professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo foi criar uma cultura humanizada e consciente do respeito às diferenças. A data também foi celebrada no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Petrolina. Na programação, os adolescentes e familiares foram inseridos em uma palestra que teve como referência Zumbi dos Palmares, personagem importante no período de escravidão no Brasil e líder do Quilombo dos Palmares.
Já na Casa de Semiliberdade (Casem) Areias, o tema foi discutido em uma das reuniões do Grupo de Orientações sobre Drogas (GOD). No Case Timbaúba, o dia de ações teve cartazes produzidos pelos socioeducandos e poemas e apresentações de danças de alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Emiliano Pereira Borges. Além de aprender, os adolescentes puderam interagir com os visitantes. A sede da Funase, no Recife, também terá programação alusiva à data, com uma sessão de filme sobre o tema.
Imagens: Divulgação/Funase