Apresentações do Baile do Menino Deus têm início nesta quinta-feira em Caruaru

21 de novembro de 2018 0 Por blogem
Foto: André Alves

Começam nesta quinta-feira (22) as apresentações do espetáculo “O Baile do Menino Deus”, promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A primeira encenação da temporada será às 19h, na Rua João Bezerra, em Pau Santo (de frente à Igreja de São Sebastião). A produção assinada pelo diretor Rodrigo Martins envolve no elenco 45 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e será levada para diversas comunidades rurais do município. Este ano, as apresentações serão realizadas de forma itinerante, contemplando as comunidades assistidas pelos CRAS do campo e culminância da apresentação na Feira de Caruaru.

A peça é um auto de Natal que leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá e o Bumba meu boi, todos embalados por canções originais, inspiradas nos ritmos e nas tradições da região. A história se desenvolve em um festival de cores, onde o personagem Mateus conduz a narrativa, levando os brincantes de casa em casa, à procura do local de nascimento do Menino Deus.
A produção envolve usuários do SCFV de dois bairros do município, Salgado e Luiz Bezerra Torres, e conta com o apoio logístico de mais de 14 profissionais. A organização é da gestão do SCFV e conta com a participação de integrantes de vários espaços, entre eles, o da Vila Diocesana, que faz parte do território de abrangência do CRAS Maria Auxiliadora e o da Vila Fernando Lyra, da abrangência do CRAS Salgado. Além desses, fazem parte, também, integrantes do Salão São Bento (território de abrangência do CRAS Rendeiras), do CCI (território de abrangência do CRAS Centenário), e CQP I (território de abrangência do CRAS Bonança).
SCFV
Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ( SDSDH) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atende 1.901 usuários na faixa etária de quatro a 100 anos de idade, distribuídos em 121 grupos, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas.
Com o intuito de elevar a qualidade de vida de nossos cidadãos, através da promoção de políticas públicas, é que o SCFV desenvolve atividades de educação social e oficinas com crianças, adolescentes e idosos, de modo a favorecer uma efetiva integração entre as diferentes faixas etárias, possibilitando relação dialógica de respeito, troca de experiências, convivência comunitária entre outras.