Palestras sobre Museu da Fábrica Caroá para alunos da rede municipal

20 de novembro de 2018 0 Por blogem
A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru realiza, entre os dias 20 e 23 de novembro, uma série de palestras sobre o Museu da Fábrica de Caroá, que este ano completa 30 anos de inauguração. Em parceria com a Secretaria de Educação, a iniciativa visa estimular os alunos e gestores da rede municipal de ensino a visitarem o museu.
O palestrante será o historiador e professor George Pereira. Ele descreverá a importância da antiga Fábrica Caroá para a história socioeconômica do município. Ao final de cada palestra, os alunos pertencentes às turmas do 8º ano serão convidados para visitas guiadas no local. Este segundo momento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de dezembro.
Museu da Fábrica de Caroá
O espaço retrata um dos momentos históricos e econômicos mais ricos de Caruaru. A Fábrica de Caroá trouxe para a cidade o desenvolvimento industrial a partir do beneficiamento do algodão e da fibra do Caroá para fabricação de sacos de estopa, barbantes, tecidos, fios para velas e outros derivados. 
Além da geração de emprego e renda, a fábrica ainda inovou trazendo energia elétrica para a cidade, através de uma produção auto-sustentável que gerava excedente para os habitantes locais. Funcionou entre os anos de 1935 a 1978, e hoje seu museu resguarda detalhes da história em textos, fotografias, mobiliário e maquinário, além de peças únicas com bom estado de conservação.
Horário de visitação: terça a sábado, das 8h às 17h. Domingos, das 9h às 13h.
Endereço: Espaço Cultural Tancredo Neves/Praça Coronel José de Vasconcelos, 100, Centro. 
Programação das palestras
20/11 – Escola Dep. Cristina Tavares (9h)
21/11 – Escola Rubem de Lima Barros (9h)
22/11 – Escola José Clemente de Souza (9h)
23/11 – Escola Duque de Caxias (10h)