Alunos da rede municipal de ensino de Caruaru recebem óculos gratuitamente

20 de outubro de 2018 0 Por blogem
Fotos: Janaína Pepeu/Divulgação
Foi realizada, nessa sexta-feira (19), a primeira entrega dos óculos dos alunos das escolas municipais Alfredo Pinto Vieira de Melo, Adelino Alves da Silva, Duda Umbuzeiro, João Venio da Silva e Manoel Valdevino da Silva, localizadas no distrito de Itaúna, zona rural de Caruaru, que foram beneficiadas pela ação de saúde ocular do Programa Aprender com Saúde.
Os estudantes passaram por uma triagem para verificar problemas ou dificuldades na visão, em seguida, um oftalmologista foi até a escola para realizar exames nos alunos que apresentaram alguma deficiência na vista e no mesmo dia eles puderam escolher o modelo dos óculos que foram entregues, gratuitamente.
Na programação 2018/2019, 120 escolas serão beneficiadas com a entrega dos óculos. Serão realizadas mais de 10 mil consultas e distribuídos quase quatro mil óculos de grau. O que alegra pais e professores, que estiveram presentes na cerimônia de entrega. “Fico muito feliz em saber que esse programa vai auxiliar ainda mais no processo de aprendizagem dos meus alunos. Era muito triste notar que eles estavam com dificuldade de enxergar o quadro, mesmo sentando nas primeiras fileiras; dores de cabeça constantes e olhos inchados, o que dificultava na hora de ler e escrever”, comentou a professora Karla Cristiane.
Estiveram presentes na entrega, a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Gessyanne Paulino; o secretário executivo de Educação, Alan Torres; a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia; o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, José Carlos Menezes; o secretário de Ordem Pública, coronel Gilmar de Araújo; o gerente de Organização Escolar, Antônio Moura; os coordenadores do Programa Aprender com Saúde, Carina Toscano e Giorgio Martins; além de pais de alunos, professores e gestores das escolas da localidade.
O programa Aprender com Saúde é desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Saúde e Educação. A próxima entrega de óculos acontece no próximo dia 25 de outubro, às 9h, na Escola Municipal João Lyra Filho, no Salgado.

Saúde ocular – O programa faz parte do Aprender com Saúde e tem o objetivo de proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir qualidade no aprendizado e, consequente, desenvolvimento. Os alunos da rede municipal de ensino passam por uma triagem feita pelas Equipes de Saúde da Família localizadas no território das escolas, a fim de identificar pessoas com necessidade de consulta oftalmológica. Uma vez identificados, os alunos passarão pela consulta do oftalmologista no ambiente escolar e encaminhamentos para realizar exames e confecção dos óculos que serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, caso sejam necessários. São 20 modelos disponíveis para escolher, gratuitamente, as armações e aguardar a entrega com o grau recomendado.
Aprender com Saúde – realiza ações de saúde bucal, álcool e drogas, trânsito, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, vigilância em saúde, primeiros socorros, entre outros. A finalidade do Aprender com Saúde é proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir o aprendizado.