Prefeitura de Caruaru comemora um ano do Espaço de Proteção do Parque 18 de Maio

18 de outubro de 2018 0 Por blogem
Foto: Jorge Farias
O Espaço de Proteção Social do Parque 18 de Maio, em Caruaru, completou um ano de funcionamento no último dia dois deste mês e para celebrar a data, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), responsável pelo espaço, irá promover um evento no local neste sábado (20), das 08h às 12h. Na oportunidade serão apresentados os resultados do período, a respeito do trabalho de sensibilização que vem sendo realizando através da SDSDH/AEPETI, e o impacto do projeto no Parque 18 de Maio.
As atividades serão concentradas numa tenda ao ar livre em frente à Casa da Cultura José Condé, onde funciona o espaço, com recreação para as crianças e adolescentes que estiverem de passagem pelo local. Serão desenvolvidas diversas atividades como: arte circense, hip hop, brincadeiras educativas, capoeira e brinquedoteca. Simultaneamente os educadores sociais estarão atuando na sensibilização ao enfrentamento do trabalho infantil.

Espaço de Proteção
O Espaço de Proteção foi criado com a finalidade de acolher, de forma emergencial, crianças e adolescentes identificados em situação de risco e/ou violação de direitos nas diversas feiras que ocorrem no Parque 18 de Maio, através da equipe de educadores sociais. O objetivo é manter esse público envolvido em atividades que possibilitem o distanciamento de situações que representem risco ao desenvolvimento social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A Casa de Cultura José Condé foi escolhida de forma estratégica como apoio ao serviço por ser um equipamento público que oferece a estrutura necessária e por estar em local privilegiado no Parque 18 de Maio, no centro de diversas feiras, entre elas, a da Sulanca, e a tradicional Feira de Caruaru. Além da recepção, cinco salas são utilizadas para o serviço, sendo eles auditório, refeitório, duas salas para aulas de música, além do espaço de acolhimento.