Projeto social da Prefeitura de Caruaru se apresenta na abertura do Festic

8 de outubro de 2018 0 Por blogem
Créditos: Arnaldo Félix
A esquete teatral “Fazendo Direito: Trabalho não é coisa de criança!” foi a apresentação de abertura da 20ª edição do Festival de Teatro Infantil de Caruaru (Festic), no Teatro João Lyra Filho, que iniciou na manhã desta segunda-feira (08). A encenação do grupo de teatro do Projeto Fazendo Direito – financiado pela Fundação Itaú Social – da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, divertiu as crianças da plateia, e alertou, de forma lúdica, para os perigos e as sequelas que o trabalho infantil pode deixar na vida dos pequenos.
O projeto atua na promoção de estratégias de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantojuvenil em Caruaru, e, como complemento às ações que desenvolve, apresenta esse trabalho teatral. O elenco é composto por sete profissionais da própria equipe, sendo eles, uma assistente social, uma psicóloga, uma pedagoga e quatro educadores sociais. “Muitas vezes quando se fala através de palestras ou de modo mais formal, a informação não chega para a criança e o adolescente. Dessa forma lúdica, a gente consegue dar o recado e fazer com que eles compreendam os malefícios que o trabalho infantil pode deixar nas suas vidas”. Destacou a Coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da SDSDH, Tamires Lívia.
A encenação foi assistida por 50 crianças e adolescentes atendidos pelas três casas de acolhimento mantidas pela Prefeitura de Caruaru, e do Caud II (Centro de Atendimento a Adolescentes Usuários de Drogas), junto com uma plateia formada por estudantes. Quem perdeu essa primeira apresentação, terá a oportunidade de assistir, hoje à noite, uma segunda encenação, a partir das 19h30, junto com a programação dos demais grupos. 
O Festic é um evento de realização anual da ASSARTIC – Associação dos Artistas de Caruaru, que até o ano de 2017, se apresentava com o nome de Festec – Festival Teatral de Esquetes de Caruaru. A partir de 2018, é que o evento passa a ser intitulado de Festival Teatral de Esquetes e Festival de Teatro Infantil de Caruaru (Festic). Nesta edição, a ação conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, e irá acontecer entre os dias oito e 14 de outubro, no Teatro João Lyra Filho, com ingressos populares ao preço de R$ 10.
As apresentações estão acontecendo em dois horários, das 10h e às 15h para as crianças, e a partir das 19h30 para os adultos. Na programação desta terça-feira (09), o grupo do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) Fernando Lyra, que é também projeto social da prefeitura, irá apresentar o espetáculo “O Mundo dos Saltimbancos”, a partir das 15h.