Patrimônio Cultural de Caruaru é tema de palestra no Sesc nesta (2)

2 de outubro de 2018 0 Por blogem
O Sesc Caruaru sediará nesta terça-feira (02/10) uma palestra sobre o patrimônio cultural de Caruaru, dentro da programação do VII Circuito do Café de Pernambuco, idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) com apoio do Sebrae/PE. O convidado é o historiador Walmiré Dimeron, homenageado do Circuito deste ano, que falará sobre o tema “História com Gosto de Café”. Será às 19h, no Teatro Rui Limeira Rosal, com entrada gratuita.
No encontro, Walmiré discutirá o patrimônio cultural e todas as suas denominações, a importância de se preservar o patrimônio de uma comunidade, a partir de instrumentos legais e jurídicos e sobre o que foi feito até hoje em Caruaru em termos de iniciativa de preservação de sua identidade cultural. A Casa de Cultura José Condé e seu patrono, o escritor José Condé também serão abordados.
“A apresentação vai trazer imagens, textos e vídeo, seguida de uma conversa sobre a história do patrimônio de nossa cidade. Também estarão me acompanhando o projeto Letras e Barro de incentivo à literatura e a cantora Gabi da Pele Preta. Vamos fazer desse um interessante bate-papo artístico”, afirma o historiador Walmiré Dimeron.
Coube a Dimeron a escolha dos nomes dos cafés Astro das doze cafeterias que participam do Circuito. “Eles receberam um nome referente à identidade cultural de Caruaru. São personalidades, lugares e outros ícones. O do Sesc, por exemplo, é o Café Casa de Cultura José Condé. Em datas específicas, até o final do Circuito, no dia 28 de outubro, passarei por cada uma das cafeterias para contar um pouco da história do patrono de seus cafés”, explica.
Sesc Caruaru no Circuito do Café de Pernambuco – A cafeteria do Sesc fica no Restaurante Luiz Lua Gonzaga. O café Astro Casa de Cultura José Condé é um Cappuccino de Especiarias que tem entre seus ingredientes o cravo, a canela e o açúcar mascavo. Para produzir a receita, o Sesc buscou inspiração na Feira de Caruaru. “Fizemos uma visita à feira e procuramos elementos bem conhecidos das pessoas, principalmente no preparo de doces. Assim, chegamos ao cravo e à canela. Nosso Café Astro será servido com um delicioso pastel de queijo preparado aqui mesmo na nossa cozinha”, explica Márcia Roberta de Oliveira Santos, nutricionista do Sesc.