Alunos de Caruaru recebem exames de vista e óculos gratuitos

28 de setembro de 2018 0 Por blogem
A Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Saúde e Educação, está realizando a Promoção de Saúde Ocular nas escolas do município, uma ação desenvolvida pelo programa Aprender com Saúde, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir qualidade no aprendizado e, consequente, desenvolvimento.
Os alunos da rede municipal de ensino passam por uma triagem feita pelas Equipes de Saúde da Família localizadas no território das escolas, a fim de identificar pessoas com necessidade de consulta oftalmológica. Uma vez identificados, os alunos passarão pela consulta do oftalmologista no ambiente escolar e encaminhamentos para realizar exames e confecção dos óculos que serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, caso sejam necessários. São 20 modelos disponíveis para escolher, gratuitamente, as armações e aguardar a entrega com o grau recomendado.
Foram visitadas 15 escolas. Foram elas: Escola João Vênio, Escola Duda Umbuzeiro, Escola Alfredo Pinto, Escola Manoel Valdevino,  Escola Municipal Adelino Alves da Silva, ETI João Lyra Filho, Escola Maria Cândida, Escola Nossa Senhora Aparecida, Escola Antônio Martins, Escola Municipal José Barbosa, Escola Municipal Manoel Henrique da Silva, Escola Municipal Manoel Bandeira, Escola Municipal Sabino José Pereira da Silva, Escola Municipal Vicente Correia e Escola Municipal Maria Martins de Melo. Cerca de 800 alunos foram triados e 226 beneficiados com as consultas realizadas pelo programa.
Além da Promoção à Saúde Ocular, o programa Aprender com Saúde realiza ações de saúde bucal,  álcool e drogas, trânsito, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, vigilância em saúde, primeiros socorros, entre outros.
“A finalidade do Aprender com Saúde é proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir o aprendizado”, explicou a Coordenadora do programa na Secretaria de Saúde, Carina Toscano.
A programação do mês de setembro termina nesta sexta-feira (28), na Escola Municipal Luiz Pessoa, localizada no bairro do Vassoural. Para outubro, estão programadas 900 consultas com o oftalmologista, a partir do dia 03.