Iniciada preparação das urnas para as Eleições de 7 de outubro

24 de setembro de 2018 0 Por blogem

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciou, nesta segunda-feira (24), a preparação das cerca de 20 mil urnas eletrônicas que serão usadas pelos eleitores em todo o Estado. Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito, como os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.
Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados.
Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos candidatos e eleitores.
Pernambuco tem 20.049 seções eleitorais e 6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.
No Fórum Eleitoral de Caruaru, são preparadas urnas de vários municípios do Agreste. Em entrevista ao repórter Edvaldo Magalhães, o juiz eleitoral da 35ª Zona Eleitoral da cidade de Bezerros, Paulo Alves de Lima, explica a preparação das urnas.
Informações da Rádio Liberdade.