Confira a programação da 3ª edição da Fenagreste de 8 a 12 de agosto em Caruaru

1 de agosto de 2018 0 Por blogem
Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro de mamulengo, espaço geek, concurso de cosplays e contação de histórias. Essas são algumas das atividades na programação da terceira edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), que acontecerá de 8 a 12 de agosto, no Espaço Cultural Tancredo Neves, em Caruaru. A feira contará com 50 estandes, funcionando das 9h às 21h. A expectativa é repetir o público de 20 mil visitantes, contabilizado em 2017.
Com o tema “Toda família tem histórias”, a feira literária homenageará o compositor Onildo Almeida, que festejará 90 anos em agosto, e o escritor Nelson Barbalho, que se estivesse vivo teria completado 100 anos em 2 de junho. Barbalho escreveu 110 livros, sendo mais da metade deles com histórias da Capital do Agreste. A feira literária ainda fará o registro dos 80 anos do ministro Fernando Lyra (in memorian). Será montada exposição fotográfica resgatando a história de vida do advogado e político.
Promovido pela Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros (Andelivros) e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Caruaru, o evento reúne autores de diversos universos literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação diversificada, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Fenagreste terá início na manhã da quarta-feira (8/8), a partir das 9h, quando o espaço cultural já receberá alunos das escolas municipais e estaduais de Caruaru e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens a Onildo Almeida, que fará uma rápida apresentação, e a Nelson Barbalho, representado por familiares.
A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.
No segundo dia da Fenagreste, logo pela manhã, o psicólogo Rossandro Klinjey, conhecido pelas participações no global Encontro com Fátima Bernardes, fará palestra. Colunista da Rádio CBN, Klinjey conversará com professores, a partir das 10h, sobre como abordar temas difíceis em sala de aula.
Outra atração especial da quinta-feira (9), a professora universitária Carolina Valença Ferraz vai proferir palestra sobre o tema “Família, toda forma de amor vale a pena”, às 16h. Doutora em Direito, ela é coautora dos livros Manual do Direito Homoafetivo e Direito à diversidade, que terão sessão de autógrafos após o bate-papo.
No mesmo dia, às 18h, a Cepe promoverá o lançamento da publicação especial em torno do renomado jornalista e escritor Raimundo Carreiro, conhecido por seus romances. A obra reúne quatro livros do autor: O amor não tem bons sentimentos, Maçã Agreste, Somos pedras que se consomem e Tangolomango. Ele ainda fará palestra, ao lado do editor Welington Melo, sobre as relações familiares dos personagens dos seus romances.
Na sexta-feira (10), a professora Maria Iêda Justino conversará com o público, a partir das 10h, sobre o uso do cordel no processo da educação de jovens e crianças. A educadora prestou assessoria pedagógica nos manuais do educador da coleção Construindo e aprendendo, da editora Construir, além de ser autora de literatura infantojuvenil e literatura de cordel.
No mesmo dia, está previsto ainda o lançamento do livro sobre desafios matemáticos, Ideias Subversivas, do escritor Décio Valença, autor de Subversões Matemáticas – para jovens de 8 a 80 anos, ambos editados pela Cepe.
O sábado promete ser um grande dia para os teens na Fenagreste, em especial os vestibulandos. Para eles, a feira reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho (como é carinhosamente chamado pelos alunos) autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.
Às 11h, a professora Haydeé Camelo ministra palestra sobre “a importância do paradidático na formação de novos leitores”. Já a tarde será destinada a celebrar a gastronomia pernambucana. O relançamento do livro Comida & Tradição: Receitas de Família, de Nininha Carneiro Cunha, será regado a uma degustação de doces pernambucanos. O volume ganha reedição pela Cepe após 20 anos da publicação original, que se encontrava esgotada.
SHOWS
Todas as noites, o público da Fenagreste poderá curtir um show diferente. Além de Jessier Quirino na abertura, o caruaruense Petrúcio Amorim fará apresentação com seus grandes sucessos, como “Anjo querubim”, “Meu cenário” e “Confidências”. O cantor autografará ainda a sua biografia, Petrúcio Amorim: o poeta do forró, escrita por Graça Rafael.
Na sexta-feira (10), às 19h30, a cantora Lorena Mastroianni sobe ao palco principal com o músico J.P. Andrade, apresentando um repertório de MPB, valorizando a bossa nova, com inserções também no jazz.
O forró dará o tom ainda ao último dia da Fenagreste, o domingo dedicado aos Pais. O cantor Maciel Melo volta ao evento para lembrar suas principais composições, algumas delas consideradas verdadeiros clássicos da cultura nordestina, a exemplo de “Caboclo Sonhador” e “Dama de Ouro”.
PÚBLICO INFANTIL E JOVEM
Para a criançada, foi montado o Espaço Criança, com atividades, shows, brincadeiras, contação de histórias e recreadores, que levarão os pequenos parar uma visita guiada pela feira. O teatro de mamulengos MamuSebá realizará apresentações durante todo o evento, com distribuição de algodão-doce. Sebá receberá doações de livros a serem entregues a bibliotecas e núcleos populares de atendimento à criança. Nos três primeiros dias de feira, será realizada ainda uma Feira de Ciências com alunos de escolas expositoras.
O público adolescente poderá participar ainda do desfile e concurso Cosplay, com direito a premiação para as melhores fantasias, e se divertir no Espaço Geek, com videogame e produtos alusivos aos personagens dos quadrinhos e heróis do cinema.
FOOD PARK
Depois de aproveitar todas as atividades da feira, o público poderá aproveitar o foodpark, com cinco foodtrucks oferecendo espetinho, crepes, saladas, cachorro-quente e vários outros quitutes para todos os gostos.