Grupo caruaruense “Mulheres de Argila” em destaque na Fenearte

9 de julho de 2018 0 Por blogem
Pelo sétimo ano consecutivo, o grupo caruaruense Mulheres de Argila integrará o seleto e importante grupo de artesãos que participarão da maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte. A feira será realizada entre os dias 4 e 15 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco em Olinda. Este ano, o Sebrae-PE inova sua forma de atuação na Feira para valorizar ainda mais o artesanato local e os empreendedores do setor. Entre as novidades, está o lançamento de uma coleção, a RHISOPHORA, criada a partir do trabalho de 30 artesãos pernambucanos e de uma mentoria feita pelo designer nacionalmente conhecido Marcelo Ronsenbaum. A coleção apresenta a identidade e as raízes locais, com um enfoque de mercado e peças exclusivas. Entre as peças, está uma produção do grupo Mulheres de Argila.
Fundado com apoio do Sebrae e do Centro Pernambucano de Design, o Mulheres de Argila é um grupo de produção social e econômica, formado por artesãs comprometidas com a promoção e preservação da identidade do Alto do Moura, de forma sustentável. Aproxima dois importantes setores da economia local: o artesanato em barro da terra do Mestre Vitalino, Caruaru; e o polo de confecções do Agreste de Pernambuco. Desde sua fundação, foram confeccionadas cinco coleções: Sá Valdivina, Dona Celestina, Dona Regina e mais duas, que não ganharam nomes específicos. Com a participação na Jornada Criativa, o “Mulheres de Argila” teve a oportunidade de aprimorar o olhar mercadológico nas suas produções.
A Consultoria especializada em Design de Produto contou com encontros constantes ao longo de três meses para a criação de uma linha de produtos que transmitam a identidade cultural pernambucana, concebida com foco no mercado. “O cliente, não só da nossa região, mas de todos os lugares, tem se tornado cada vez mais exigente. Ele busca melhor acabamento, melhor qualidade na hora de adquirir quaisquer produtos e esse cenário torna imprescindível a busca pelo melhoramento”, ressalta a analista do Sebrae, Amanda Ferreira.
Desta Jornada, foi desenvolvida a coleção Rhisophora e a participação do Mulheres de Argila no projeto é a grande novidade do grupo, que expõe na Fenearte desde 2012. Em parceria com outros 29 grupos de artesãos do Estado, da coleção coletiva confeccionada, a grife retrata a flor do mangue e foi criada a partir dos talentos do grupo de artesãos para carregar a cara, as cores e a ancestralidade da Terra dos Altos Coqueiros, fazendo referências diretas às raízes locais e apresentando identidade e história em seu DNA.
Com a mentoria de Marcelo Rosenbaum, importante nome do universo do Design, o Mulheres trará a renovação de um tapete. A peça, que comumente é feita com uma única trama e com uma cor só, recebeu colorido e novas tramas, como patchwork, combinando resíduos diferentes, o que tornou a peça ainda mais marcante. O tapete mede 3 x 3. A peça e os demais produtos confeccionados pelos outros grupos ficarão expostos em estandes centrais de 6m² no pavilhão. Após a Fenearte, vai percorrer todo o estado de Pernambuco, passando pelo rio Capibaribe, Litoral, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
“Este ano, nossa produção ganhou um incremento importante. Recebemos vários toques de Rosenbaum durante os três meses de imersão na Jornada Criativa e pudemos fazer uma peça nova, utilizando nossa ideia e as dicas que ele deu. Isso significa que nossas peças já marcantes, com inspiração no que o Agreste tem de melhor, está ainda mais interessante, ainda mais bonita”, comentou a artesã-consultora do Mulheres de Argila, Maria das Neves.
A partir da delicadeza e comprometimento sustentável, com técnica marcante e para lá de significativa, as peças confeccionadas pelo Mulheres de Argila nascem a partir do aproveitamento das sobras (ourelas) dos tecidos (jeans) utilizados no Polo de Confecções do Agreste na produção de roupas. Desse olhar nascem lindas almofadas, estojos, bolsas, porta-moeda, porta-HD externo, sapatos, carteiras e muitos outras peças de decoração e acessórios. Todos esses produtos também estarão expostos na Fenearte. O valor das peças varia entre R$ 10 e R$ 215.
JORNADA CRIATIVA – O Sebrae-PE convidou Marcelo Rosenbaum, designer com experiência no desenvolvimento de grandes projetos de valorização de culturas, artesanatos e produtos regionais, e conhecido principalmente pelos seus trabalhos no programa de televisão Decora (GNT) e no quadro Lar Doce Lar (Caldeirão do Huck – TV Globo), para fazer uma mentoria com 30 artesãos pernambucanos. A Consultoria especializada em Design de Produto foi nomeada Jornada Criativa, e contou com encontros constantes ao longo de três meses para a criação de uma linha de produtos que transmitam a identidade cultural pernambucana, concebida com foco no mercado. Dessa mentoria surgiu a coleção RHISOPHORA, que retrata a flor do mangue e carrega a cara, as cores e a ancestralidade da terra dos altos coqueiros, fazendo referências diretas às raízes locais e apresentando identidade e história em seu DNA.
INCENTIVO DO SEBRAE – Associações e empresas das mais diversas áreas, inclusive do artesanato, gastronomia, turismo e cultura, que sentem a necessidade de melhorar a gestão da empresa, dar um up no produto, na embalagem e no acabamento, ou que encontram dificuldade para expor melhor sua mercadoria, o Sebrae realiza trabalho de consultoria para atender a essas demandas. Os interessados podem procurar uma unidade do órgão e tirar todas as dúvidas existentes. O Sebrae Caruaru está localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 277, no bairro Indianópolis. Podem ainda ligar para o número 2103-8400.