Campanha nacional ‘Dia de Cooperar’ está acontecendo em Caruaru neste sábado (30)

30 de junho de 2018 0 Por blogem
A campanha nacional ‘Dia de Cooperar’ chega a Caruaru neste sábado (30), com diversos serviços gratuitos para a comunidade. Corte de cabelo, recreação infantil, atendimentos na área de saúde e orientações são alguns dos serviços que estarão disponíveis para o público na Escola Padre Zacarias Tavares, das 10h às 15h. A iniciativa é realizada pelas cooperativas Unimed Caruaru, Sicredi Centro Pernambucana, Uniodonto Caruaru, Cerape e Fecoerpe. O Sescoop/PE, entidade do Sistema “S” que atua no segmento cooperativo em Pernambuco, é um dos apoiadores da ação.
O evento também é uma celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, lembrado no primeiro sábado de julho, conforme determinado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Em virtude dos jogos da Copa do Mundo, a comemoração será antecipada e todo o Brasil estará realizando ações voluntárias neste dia 30 de junho, a exemplo de Caruaru.
Todos os anos, cerca de 120 mil voluntários de mil municípios participam da iniciativa. O presidente do Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira (foto), defende a importância do Dia de Cooperar. “O Dia C é a versão brasileira da prática do Dia Internacional do Cooperativismo, que é proposto pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Essa data mundial versa a divulgação do cooperativismo como forma humanística de desenvolvimento, que tem como base dois pilares. O primeiro é colocar o cooperativismo em conformidade com o sétimo princípio doutrinário, onde pontua o interesse pela comunidade. Já o segundo é fomentar o estímulo de ações de voluntariado. Enfim, o Dia C é a conjuntura da doutrina e a prática”, afirmou. “Neste dia 30, a escolha de uma escola de bairro, em um lugar popular, é algo simbólico e anuncia às autoridades, ao Estado e a toda comunidade, que ser feliz em comunhão é algo bastante possível”, completou Malaquias.
Na Escola Padre Zacarias Tavares, crianças e adultos são bem-vindos para usufruir dos serviços sem pagar nada. Enquanto o espaço infantil oferecerá recreação, cama elástica, pipoca e algodão doce, o espaço saúde trará diversos profissionais que realizarão atendimentos com médicos e enfermeiros. O encerramento, marcado para as 15 horas, trará apresentação cultural e sorteio de brindes. Essa é a primeira vez que Caruaru sedia a campanha nacional, que, em Pernambuco, já foi realizada em Gravatá, Garanhuns, Recife e Barreiros, nas quatro edições anteriores, de 2014 a 2017.
O Dia de Cooperar é o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil e as ações estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elencados pela ONU, e abrangem as áreas de saúde e bem-estar, educação, meio ambiente, cultura e esporte, entre outros.