Fogueira de Sàngò promove sincretismo religioso no São João de Caruaru neste domingo (24)

21 de junho de 2018 0 Por blogem
Neste domingo (24), o Polo Azulão sediará em Caruaru, pelo segundo ano consecutivo nesse local, a IV Fogueira de Sàngò, um evento religioso que promove o sincretismo entre as religiões de origem cristã e de matriz africana. Nesta edição, o evento irá prestar homenagem à Aristóteles Veloso, Jeremias Aquino, Solange Pereira, Roseane Carneiro e Joseildo Inácio (em memória). A programação iniciará às 18h, e contará com apresentações culturais e religiosas de pessoas das religiões africanas e o acendimento da fogueira. O evento faz parte da programação oficial do São João de Caruaru, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), por meio da Coordenadoria de Igualdade Étnico Racial, junto com a Fundação de Cultura e Turismo.
A ‘Fogueira’ tem por finalidade trazer um pouco do sincretismo religioso, uma vez que o dia dedicado ao orixá alusivo no ato desta manifestação é também festejado pela igreja católica, em 24 de junho, como dia de São João Batista, um santo bastante conhecido e respeitado no período junino. O encontro consiste em promover um ritual de respeito ao santo católico e ao orixá Sàngò (conhecido também como Xangô), fazendo-se uma fogueira e dançando-se em círculo numa demonstração de fé, adoração e respeito, com os membros da religião entoando cânticos e danças, clamando por proteção e justiça.
“O objetivo do rito é promover a divulgação das crenças e devoções direcionadas ao orixá Sàngò, que é considerado pelos membros da religião como o rei do fogo e senhor da justiça”, destacou o Coordenador de Promoção à Igualdade Étnico Racial da SDSDH, Ivan Moreira. Na programação do evento estão previstas a participação especial dos grupos Jurema Preta e Ori Companhia de Dança.
O ritual
O rito irá iniciar com a abertura da cerimônia direcionada ao orixá Exu (senhor dos caminhos e dos movimentos). Em seguida será feito o reconhecimento aos Babalorixás e às Yalorixas que estarão presentes no ato, e dos filhos do orixá Sàngò. Após esse reconhecimento será iniciado o “xirê”, que é a cerimônia de cânticos e danças dedicados aos orixás, e falas do povo de Axé. A queima da fogueira dedicada ao santo católico e ao orixá, que será montada de frente para o palco do Polo Azulão, irá acontecer às 18h. 
A Fogueira de Sàngò é uma manifestação pública realizada em diversas cidades brasileiras, mesmo naquelas que não têm festejos juninos, uma vez que no sincretismo religioso, Sàngò é representado pelo santo católico São João Batista. A ritualística é bastante conhecida pelo povo de matriz africana, que tem imenso respeito e adoração ao orixá por ele ter a característica de promover a justiça à todos que dele necessita.