Caruaru é a primeira cidade de Pernambuco a ter Sistema de Gestão de Desempenho e Avaliação na rede municipal de ensino
14 de junho de 2018
A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, lançou nesta quinta-feira (14), no auditório da UNIFAVIP –Wyden, o projeto “Aprova Caruaru”, que tem como foco garantir avanços na qualidade da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino, através da implantação do software GDA – Sistema de Gestão de Desempenho e Avaliação, que monitora o desempenho escolar do aluno, em tempo real.
“A Mídia Educativas desenvolveu uma plataforma para assegurar que nós possamos corrigir os erros, melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem dentro da sala de aula, monitorando, em tempo real, os estudantes em qualquer escola e em qualquer lugar de nosso território, seja na cidade, na periferia ou na área rural. Tenho certeza que essa é uma ferramenta importante que vai garantir que façamos verdadeiramente a transformação de Caruaru pela Educação”, afirmou Raquel.
O secretário de Educação, Rubenildo Moura, afirmou que o sistema oferece estratégias de apoio pedagógico para os alunos com dificuldades de aprendizagem, durante o ano letivo. “O software que foi criado, exclusivamente, para atender o município de Caruaru, apontará as necessidades dos mais de 42 mil estudantes de forma padronizada, possibilitando aos professores a identificação do rendimento escolar a partir dos seus resultados, tudo isso, usando plataformas digitais com tecnologia de ponta”, comemorou.
“O GDA proporciona aos gestores, relatórios completos que poderão ser impressos ou online que irão mostrar, de forma segura, os pontos fortes e fracos dos alunos, facilitando a tomada de decisões com mais assertividade. O sistema fornece ainda progressos concernentes à aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil (Ideb) permitindo que sejam feitas quatro avaliações por ano”, garantiu Laís Xavier, diretora da Mídia Educativas.
Mais de 2.300 professores serão beneficiados e passarão por capacitação em avaliação educacional com o objetivo de elaborar itens de avaliação em acompanhamento pedagógico.