Conselho de Veterinária vai intensificar fiscalização para combater os falsos médicos

31 de maio de 2018 0 Por blogem
O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco – CRMV-PE alerta a população para os perigos do exercício ilegal da profissão.  No início desta semana,em Caruaru, a Polícia Civil desativou uma clínica veterinária clandestina no bairro Maurício de Nassau, quando foi preso um falso médico veterinário. As primeiras denúncias partiram do CRMV-PE que encaminhou denúncias ao Ministério Público.
No local foram apreendidos medicamentos, anestésicos e anabolizantes com venda controlada. O falso veterinário, que realizava cirurgias na clínica clandestina, foi autuado por tráfico de drogas, crime contra a saúde pública, crime contra a fauna e exercício ilegal da profissão.
PERIGO
O problema, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, é mais grave do que se imagina. Em Caruaru, por exemplo, o conselho vem identificando inúmeros casos de exercício ilegal da profissão. Indícios e provas estão sendo recolhidos para que se tome as medidas cabíveis.
A situação é tão grave que, além do trabalho de fiscalização, o CRMV-PE está elaborando uma campanha de orientação e conscientização da população para a importância da verificação do registro do médico veterinário. Estão sendo preparados panfletos e folders educativos orientando sobre os cuidados que se deve tomar ao tratar a saúde dos animais.
“As pessoas precisam saber dos riscos que correm ao entregar seus animais aos cuidados de gente que trabalha ilegalmente. Temos visto casos gravíssimos de cães e gatos, por exemplo, que morreram por conta de tratamento inadequado. Estamos denunciando ao MP os falsos profissionais e contamos com a colaboração da população para que, ao tomar conhecimento de exercício ilegal da profissão, denunciem ao Conselho”.