Montagem da estrutura do São João de Caruaru é liberada após vistoria

26 de maio de 2018 0 Por blogem
Foto: Izaías Rodrigues/Rádio Liberdade
NOTA OFICIAL
MTE/CARUARU liberou, nesta quinta e também nesta sexta, durante vistoria, os serviços e atividades de trabalhadores em altura, bem como os serviços elétricos, relacionados à montagem do palco e camarotes do Pátio de Eventos Luíz Gonzaga, que estavam INTERDITADOS, desde o dia 14/05, por apresentarem riscos de acidentes aos trabalhadores.
Isto somente foi possível, porque, durante a vistoria, ficou constatado que as empresas terceirizadas, contratadas para a montagem cumpriram todas obrigações exigidas por lei, comprovadas por meio de documentos e laudos técnicos, além de eliminarem as condições inseguras de trabalho, que poderiam causar acidentes aos trabalhadores.
Dentre os principais pontos que foram corrigidos destacam-se os seguintes:
1. Os trabalhadores envolvidos na montagem passaram por treinamento e programa de capacitação, para trabalho em altura, previstos em lei, bem como foi comprovada a aptidão médica para tal atividade.
2. As empresas promoveram a instalação de sistemas de proteção contra quedas, incluindo os pontos de ancoragem, selecionados por profissional habilitado, impedindo a ocorrência de acidentes por quedas, apresentando, ainda, laudos técnicos que atestam a segurança destes dispositivos.
3. Todas as irregularidades encontradas nas instalações elétricas, como fiação, foram corrigidas, incluindo o aterramento das estruturas metálicas, eliminando os riscos de acidentes por choques elétricos.
4. Os buracos e aberturas encontrados, no piso dos camarotes e no chão, foram fechados, assim como as empresas providenciaram, para o local, a instalação de sistemas contra incêndio.
Por conta de todas essas melhorias e adequações, o MTE suspendeu a INTERDIÇÃO, e os trabalhadores, enfim, podem voltar às atividades e trabalhos em altura, agora, com muita segurança, e assim, podem prosseguir na montagem do melhor e Maior São João do Mundo.