Serviços gratuitos para a população na Escola Jesuína Pereira Rego em Caruaru nesta quinta-feira (10)

9 de maio de 2018 0 Por blogem
Emissão do CPF, atendimentos jurídicos, palestras, exames de glicose, aferição de pressão, teste rápido de HIV, cortes de cabelo, orientações nutricionais, físicas e cuidados com a saúde serão alguns dos serviços ofertados de forma gratuita, próxima quinta feira (10), durante uma Ação de Impacto, promovida pelo Programa de Acolhimento a Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude).
A ação acontecerá na Escola Jesuína Pereira Rêgo, bairro São João da Escócia, das 9h às 13h e tem como objetivo estimular e resgatar o exercício da cidadania com a oferta de serviços públicos gratuitos para a população, detectando as vulnerabilidades existentes, bem como divulgando as atividades do Programa Atitude e os serviços públicos disponibilizados na rede intersetorial do município. Apresentações culturais, oficina de pintura, dança e arte circense também estão na programação.
Toda articulação da Ação está sendo feira pela modalidade “Atitude nas Ruas” junto com a Prefeitura de Caruaru e parceiros privados. O Programa Atitude é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), atuando na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas, com atenção também direcionada aos familiares.
O serviço é desenvolvido em quatro modalidades de atendimento: Acolhimento e Apoio, que funciona 24 horas como casa de passagem para atendimento psicossocial e socioassistencial a usuários de drogas e seus familiares; Acolhimento Intensivo, que oferece proteção integral e estada a usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos; Aproximação de Rua, onde equipes multidisciplinares realizam atendimentos de forma itinerante em espaços não convencionais da cidade e aluguel social, onde o usuário que já passou pelas modalidades apoio e intensivo são assistidos por uma equipe técnica e disponibilizados moradia gratuita por até seis meses.