Confira as atrações do “Carnaval Caruaru Cultural” de sábado (3) e domingo (4)

31 de janeiro de 2018 0 Por blogem
Neste sábado (03) e domingo (04), o Carnaval Caruaru Cultural será realizado no centro da cidade, fazendo o “corredor da folia”, no qual oito polos vão receber o público de toda a região. São eles: Pedro Sucata, Café com Frevo, Jackson do Pandeiro, Inclusão na Folia, Aldo Teixeira, Má Fama, Corredor Carlos Fernando e Estação Folia, onde será montado o Confira as atrações do “Carnaval Caruaru Cultural” de sábado (3) e domingo (4)palco de música alternativa Rec-Beat.
O já consagrado “Bloco do Sucata”, que existe há 19 anos, atrai uma multidão para a rua João Condé, que vai atrás do frevo, do molha-molha e do mela-mela, características do Carnaval de antigamente. Famílias inteiras se reúnem no bloco mais conhecido do município. Neste ano, a rua se transformou no Polo Pedro Sucata, uma homenagem ao fundador da Confraria do Sucata e idealizador do bloco.
O tradicional Café Guarany, localizado na praça em frente ao Banco do Brasil, vai se transformar no Polo Café com Frevo, onde, das 12h às 19h, orquestras de frevo vão fazer a alegria dos foliões. Já a rua Oscar Mariano recebe o Polo Jackson do Pandeiro, uma homenagem ao cantor e compositor conhecido como “o rei do ritmo”. Lá, será o foco do “Bloco Eu Vou no Seu Café” e, a partir das 12h, terá orquestra de frevo; às 13h, o caruaruense Jucélio Vilela comanda a festa; às 16h, quem anima é Cris Mendes e Samba de Latada.
O Polo Aldo Teixeira, que homenageia o carnavalesco conhecido como “folião número um” nas décadas de 20 e 30, na rua dos Expedicionários, vai receber o “Bloco Mulher de Todos os Dias”. A partir de meio-dia, a orquestra que leva o mesmo nome do bloco começa a animar a todos. Às 14h, apresenta-se o Bloco da Saudade do Sesc; às 15h, é a vez do Boi Tira-Teima; às 16h, o bloco sai em direção à Estação Ferroviária e, às 17h, mais uma orquestra de frevo anima o local. Na Praça José Martins, o Polo Inclusão na Folia recebe idosos e portadores de necessidades especiais para dançar ao som de frevo e da banda Sygnus, composta por portadores de deficiência visual.
No Polo Má Fama, na rua Silvino Macêdo, a festa começa a partir das 12h, com apresentações de orquestras e a chegada do bloco “Os Kannayas”. A rua Silva Jardim se transforma no Corredor Carlos Fernando, em reverência ao cantor e compositor caruaruense responsável por unir o frevo à MPB e que teve como grande sucesso a música “Banho de Cheiro”, gravada por Elba Ramalho. O corredor vai receber orquestras itinerantes, desfiles de bumba-meu-boi e la ursas, além de bonecos gigantes de Olinda.
Na Estação Ferroviária, o Polo Estação Folia terá praça de alimentação, formada por diversos food trucks, e trará um dos maiores festivais independentes de música do Brasil, o Rec-Beat. Sua marca é a presença do inusitado e do experimental, o encontro da tradição com as novas tendências, a irreverência de blocos e troças e a integração entre música, dança e circo. Além de Caruaru, o festival vai ser realizado em Sobral e Fortaleza, no Ceará; em Olinda e no Recife, onde o Rec-Beat chega à sua 23ª edição. Para a Capital do Agreste, o festival trará três atrações pernambucanas e uma baiana.
No domingo (04), o festival Flor & Ser Má Fama realiza a sua quinta edição na rua mais animada da cidade. Com o tema “Carnaval”, a rua será interditada a partir das 11h, e haverá DJ, orquestra de frevo, desfile de fantasias com premiações, feira de economia criativa e toda a gastronomia presente no local.
Homenageados
Lindaura do Boi Tira-teima – Mãe de 22 filhos, Lindaura Severina da Silva era a matriarca do Boi Tira-teima, em funcionamento há 95 anos em Caruaru, sendo o mais antigo na cidade. Dona Lindaura, como era conhecida, chamava o boi de filho mais velho e estava à frente da agremiação há mais de 40 anos. Faleceu em setembro de 2017, aos 81 anos.
Naldinho do Mastruz com Leite – José Ednaldo da Mota era dono de um dos bares mais populares da cidade. Durante 24 anos de funcionamento, o espaço, no bairro do Salgado, foi frequentado por políticos de todas as ideologias e figuras ilustres da sociedade caruaruense. Faleceu em junho de 2017, aos 62 anos, e deixou órfãos todos os frequentadores do local.
Confira a programação completa:
Polo Pedro Sucata
10h – Bloco Sucatinha com a Orquestra de Frevo Se Vira Nos 30
14h – Orquestra de Frevo Tradicional Maestro Luciano
15h – Maestro Forró
17h – Orquestra Fernando Borges
Polo Estação Folia
13h – Boi Surubim
14h – Boi Tira-Teima
16h – Boi Nelore
17h – La Ursa
Palco Rec-Beat
16h – DJ Rimas Inc. (PE)
18h – Rasga Mortalha (PE)
19h – Arrete (PE)
20h20 – Ifá (BA)
Polo Café com Frevo
12h – Orquestra de Quequé (saída em direção ao Polo Estação Folia)
13h30 – Orquestra do Maestro Minininho
15h – Orquestra do Maestro Pezão
Polo Jackson do Pandeiro
12h – Orquestra do Maestro Pezão
13h – Jucélio Vilela
16h – Chris Mendes e Samba de Latada
Polo Aldo Teixeira
12h – Orquestra Mulher de Todos os Dias
14h – Bloco da Saudade do Sesc
15h – Boi Treme-Terra
16h – Saída do bloco Mulher de Todos os Dias, passando pelo Corredor Carlos Fernando até o Polo Estação Folia
Polo Inclusão na Folia
12h – Orquestra de Bitonho
14h30 – Bloco da Saudade do Sesc
14h – Banda Segnus
Polo Má Fama
15h – Chegada do bloco “Os Kannayas”
16h – Orquestra do Seu Quequé