Destra intensifica ações de fiscalização em estacionamento da Zona Azul

23 de janeiro de 2018 0 Por blogem
A Destra, em conjunto com a Serttel, empresa responsável pelo gerenciamento dos estacionamentos de Zona Azul no município de Caruaru, tem realizado diariamente ações de fiscalização nessas áreas. Atualmente, são disponibilizadas mais de mil vagas de estacionamento, distribuídas em diversos pontos do município, funcionando em regime de rotatividade, não sendo permitida a permanência superior a duas horas no local. Porém foi identificado que apenas 15% dos condutores que utilizam essas vagas realizam o pagamento ou respeitam o horário estabelecido.
“É uma taxa de respeito muito baixa e isso tem prejudicado outros usuários que querem utilizar o estacionamento. Por esse motivo, estamos enviando agentes de trânsito para intensificar a fiscalização especificamente nessas áreas”, comentou o presidente da Destra, Hermes Melo.
Para realizar essas ações, diariamente, um agente de trânsito, acompanhado por um técnico da Serttel, conduz o carro de monitoramento, que é equipado com um sistema de radar e quatro câmeras que capturam os caracteres das placas dos veículos que estão nesses estacionamentos, além de mais duas câmeras de contexto que registram mais detalhes da área.
A equipe escolhe uma área de estacionamento de Zona Azul e realiza três voltas no entorno do local. Por meio do número da placa, é verificado no sistema da Serttel se os condutores dos veículos que estão estacionados na área realizaram o pagamento. Aqueles que não efetuaram são notificados pela Destra por cometer infração em desacordo com estacionamento rotativo, considerada grave, gerando cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23. Com o auxílio do carro de monitoramento, esse serviço se torna mais ágil e, em menos de uma semana, essas inspeções serão realizadas em todos os estacionamentos de zona azul do município.
Os usuários podem comprar os tíquetes de estacionamento da Zona Azul em pontos credenciados, através dos monitores que circulam pela cidade ou, de forma mais prática, via aplicativo “Caruaru Estacionamento”, disponível de forma gratuita para Android e IOS.