Colégio Motivo Caruaru apresenta novo modelo de ensino para 2018

9 de novembro de 2017 0 Por blogem
Apresentação de uma prática acadêmica que possibilita ao estudante desenvolver competências necessárias para aprender a SER, Conhecer, Fazer e Conviver em um mundo cada vez mais complexo é o grande desafio da atualidade. “Preparar não apenas para o aprendizado dos conteúdos curriculares, mas também para serem pessoas colaborativas com princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. Esses são os objetivos do Colégio Motivo”, afirma Sérgio Ribeiro, Diretor Geral do Grupo Motivo.
Já antecipando o que a BNCC – Base Nacional Comum Curricular – traz como desafio para as escolas do país, o Motivo vem implementando nas suas unidades uma discussão que vai além do conhecimento técnico e apresenta para seus alunos competências socioemocionais do currículo, necessárias para o enfrentamento dos desafios do nosso século.
Vários projetos que visam trabalhar a formação integral e cidadã dos alunos já são realidade no Motivo. Os alunos estão se tornando, cada vez mais, construtores do seu processo de aprendizagem, participando ativamente na construção dos seus saberes e na discussão da sociedade que os cerca. Como uma das iniciativas que visam estimular o protagonismo dos alunos, em 2018 será fundado um grêmio estudantil, na unidade de Caruaru, que vai incentivar o pensamento crítico e prepara os alunos para resolver problemas, distanciando-se da mera reprodução sem reflexão.
Em 2018, o Motivo reafirma o seu compromisso com essa formação integral em Caruaru, solidificando seu trabalho com altas expectativas tanto no campo cognitivo quanto no campo socioemocional. “É uma proposta diferenciada para sair da mesmice que as escolas estão acostumadas. Queremos sair dessa dicotomia em que as escolas são responsáveis pela formação técnica e a família é responsável pela formação dos valores. Trabalhamos com os nossos estudantes projetos que valorizam a relação socioeducacional”, ressalta Silvia Sousa, Diretora da Unidade Caruaru.

Mudanças na Unidade Caruaru
O Motivo sempre foi e continua sendo uma escola de vanguarda, por isso está sempre antenado em agregar valores em sua Proposta Pedagógica.  Como sabe que o espaço organizado e seguro favorece a construção de saberes e a interação, e que a partir da exploração e investigação desse ambiente a criança pode expressar as suas diversas linguagens e campo do conhecimento, realizará intervenções nos espaços. Pensando nisso, o colégio contratou o renomado escritório do Arquiteto Humberto Zirpoli para ressignificar os espaços já existentes, tudo projetado para os alunos, com o  foco de estimular cada vez mais o seu processo de aprendizagem.
A primeira mudança facilitará a circulação entre os blocos, valorizando o espaço verde e as áreas de convivência. “Foram criados espaços amplos e integrados. Usamos cores fortes e vibrantes e áreas definidas para cada etapa do estudante”, conta o arquiteto Humberto Zirpoli. Segundo ele, um dos objetivos da reformulação (reorganização/ ressignificação) dos espaços é a integração e o uso de matérias ecologicamente corretas. O colégio passa a ter uma imagem nova com brinquedos interativos, jardins verticais e elementos arquitetônicos.  Uma potencialidade da unidade de Caruaru foi rediscutir o ambiente escolar e seus espaços como elemento formador. A unidade foi pensada para o aluno, para sua formação e aprendizado. “Projetamos ambientes que estimulam e socializam. Ambientes mais favoráveis à aprendizagem e à construção do indivíduo”, acrescenta Zirpoli.
Sobre o Colégio Motivo
Fundado em 2001, o Colégio Motivo conta hoje com cerca de 4,2 mil alunos nas suas 4 unidades (Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina) e atua da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Desde 2013, faz parte do portfólio de escolas e cursos da Somos Educação, maior empresa de educação básica do país. Está em Caruaru há 3 anos, desenvolvendo um  trabalho forte e já consolidado, sendo destaque na região.
O Grupo Motivo é referência de ensino de qualidade e reputação, com expressivos resultados nos principais vestibulares do país. Em 2017, o colégio foi destaque conquistando o 1° lugar geral da UPE (Universidade de Pernambuco), tendo 3 dos 5 pernambucanos aprovados no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e 10 entre os 16 pernambucanos aprovados no IME (Instituto Militar de Engenharia).