Câmara de Caruaru presta homenagem a centenário de José Condé

22 de outubro de 2017 0 Por blogem

Foto: Vladimir Barreto Rodrigues
Uma noite marcada pela emoção, pelas lembranças e pelo amor. A filha e os netos do caruaruense José Condé foram os grandes homenageados pelo centenário do escritor através da Câmara de Vereadores de Caruaru. O vereador Marcelo Gomes (PSB) concedeu, nessa sexta-feira (20), o título de cidadã caruaruense a Vera Condé, filha do escritor, que nasceu e vive no Rio de Janeiro, além da Medalha de Honra ao Mérito José Condé pelo reconhecimento pelos serviços prestados à cultura da nossa cidade. “Vera tem sido porto seguro a quem quer chegar à obra de Condé”, afirmou Marcelo em seu discurso.

Os netos Bruno e Roberta falaram do amor do avô pela cidade eternizado nos livros do autor. “Ele escrevia com tanta devoção para Caruaru que, muito antes de conhecermos a cidade, já éramos apaixonados por ela”, disse Bruno.
Em seu discurso, Vera Condé confessou que sempre se sentiu caruaruense e que sonhava com o dia de ser cidadã de fato e de direito. “Abri uma champagne quando soube da homenagem. Agora, sou conterrânea de todos vocês”, revelou.
O presidente da Câmara, Lula Torres (PDT), conduziu a solenidade, prestigiada pela deputada estadual Laura Gomes (PSB), por José Pereira, representante da prefeita Raquel Lyra (PSDB), pelo cantor e compositor Onildo Almeida, pelo ex-prefeito Anastácio Rodrigues e pelo presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron, que foi o elo de ligação entre a Câmara Municipal e a família Condé.