Festival Sexta de Repente chega à 7ª edição em Caruaru

4 de outubro de 2017 0 Por blogem
Chegando à 7ª edição, o Festival de Violeiros Sexta de Repente é um evento consolidado no calendário cultural de Caruaru. Este ano, o congresso acontece na próxima sexta-feira (06/10), a partir das 19h30, no Teatro do Sesc. Na ocasião, cinco das melhores duplas de cantadores repentistas do Nordeste entrarão em disputa pelo troféu de primeiro lugar. São elas: Ivanildo Vila Nova e Severino Dionísio; Hipólito Moura e Zé Viola; João Lourenço e Valdir Teles; Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; Rogério Meneses e Raimundo Caetano. A programação ainda conta com declamações do renomado poeta popular Raudênio Lima e a apresentação está sob a responsabilidade do poeta e xilogravador Espingarda do Cordel, também organizador do evento.
Durante o festival, cada dupla irá desenvolver quatro modalidades da cantoria. As três primeiras – sextilhas; mote de sete sílabas e mote decassilábico – serão avaliadas por uma comissão julgadora. Critérios como rima, métrica e oração fazem parte da ficha de análise. A última modalidade, porém, é livre, de modo que cada dupla escolhe um dos mais de 50 gêneros que integram o arcabouço poético da cantoria.
O festival ocorre anualmente, como uma culminância das apresentações que ocorrem no movimento poético Sexta de Repente. Mensalmente, uma dupla distinta de cantadores nordestinos faz uma apresentação de três horas, encantando a plateia com sextilhas, motes e estilos improvisados, sempre na primeira sexta-feira de cada mês (daí o nome do movimento).
De acordo com o organizador, Espingarda do Cordel, o festival é uma das maiores resistências da cantoria de viola na região. “Através de eventos como esse, a cantoria de viola nordestina não apenas se mantém viva, mas reinventa-se e alcança novos patamares, atraindo apologistas e formando um novo público para essa arte tão representativa da nossa identidade cultural”, salienta.