Campeonato Pernambucano da Série A1 tem novidades para 2018

3 de outubro de 2017 0 Por blogem
Foto: FPF/Divulgação
O Campeonato Pernambucano 2018 terá uma nova fórmula de disputa. Com os votos de todas as agremiações do interior contra o trio da capital, a competição do próximo ano contará com apenas 11 clubes participando (apenas um conseguirá o acesso na Série A2, ainda em disputa) e terá todos os clubes se enfrentando na primeira fase, apenas com jogos de ida. Os oito primeiros colocados avançam para uma inédita quartas de final, também realizada em partida única, na casa do melhor classificado. Da mesma forma será a semifinal. Apenas a decisão do título ocorreria com jogos de ida e volta.
A proposta foi rejeitada pelos dirigentes de Sport, Santa Cruz e Náutico, que queriam uma fórmula que classificava apenas quatro times para uma semifinal, realizada em jogos de ida e volta. Porém, como o peso do voto de cada clube segue a ordem de classificação da última edição do Estadual, bastaram os votos dos intermediários para decidir a fórmula. Os grandes somaram 31 pontos contra 44 dos intermediários.
Desta forma, chega ao fim o regulamento com uma fase classificatória, sem a presença de Sport, Náutico e Santa Cruz, que classificava três clubes do interior para um hexagonal final, que vinha sendo adotada nas últimas quatro edições. Com isso, também acaba a proteção de rebaixamento ao Trio de Ferro da capital, que volta a correr risco de rebaixamento, já que os dois últimos colocados da primeira fase cairão para a Série A2.
O Campeonato Pernambucano de 2018 usará 15 das 18 datas reservadas no calendário da CBF para os estaduais, com início no dia 17 de janeiro. Paralelamente ao Pernambucano, Santa Cruz, Salgueiro e possivelmente o Náutico também disputarão a Copa do Nordeste, com os alvirrubros ainda precisando passar por uma fase preliminar contra o Itabaiana, ainda em jogos sem datas marcadas pela CBF.
A favor de quatro classificados na 1ª fase (o número ao lado é o peso do voto)
Sport – 12
Santa Cruz – 10
Náutico – 9
Total – 31 pontos
A favor de oito classificados na 1ª fase
Salgueiro – 11
Belo Jardim – 8
Central – 7
Flamengo -6
Afogados – 5
America – 4
Vitória – 3
Total – 44 pontos
Fonte: Super Esportes