Arraiá da Celebridade Etelvina no Vassoural nesta sexta (23)

23 de junho de 2017 0 Por blogem
Muitas das pessoas que circulam pelo Pátio de Eventos Luiz ‘Lua’ Gonzaga durante as noites de festejos juninos já devem ter se deparado com uma simpática senhora centenária, que circula pelos polos de animação da festa com muita disposição. Etelvina da Silva representa bem a vontade que mobiliza pessoas de todas as idades para brincar os festejos. E, nesta sexta-feira (23), véspera de São João, ela receberá uma homenagem no bairro Vassoural.
Lá será promovido o Arraiá da Celebridade Etelvina. Trata-se de uma homenagem, promovida pelo vereador Ítalo Henrique. A noite será animada por apresentações de grupos locais e, claro, muito forró (a exemplo da Banda de Pífano Nossa Senhora das Graças).
O Arraiá da Celebridade Etelvina pretende reunir familiares, vizinhos e entes queridos, em um momento de confraternização e celebração à vida e à disposição dela, que costuma contagiar as pessoas mais próximas.
“É com muita alegria que nós, da família de Etelvina, recebemos esta homenagem. É algo para ficar na memória dela e destas pessoas que convivem com ela. Só temos a agradecer”, destaca a dona de casa Janecleide Prazeres, sobrinha neta de Etelvina da Silva, com quem a idosa vive.
História – Maria Etelvina da Silva nasceu na zona rural de Taquaritinga do Norte. Ficou órfã nos primeiros dias de vida, e logo foi adotada por Maria Joaquina, matriarca de uma família das redondezas.
Não sabe-se exatamente em qual ano a família teria se mudado para Pão de Açúcar, distrito de Taquaritinga do Norte. Depois, para Caruaru. É isso que destaca Janecleide Prazeres, sobrinha neta de Etelvina. “Sabemos que ela chegou em Caruaru na mesma época em que as escadarias do Monte Bom Jesus estavam sendo construídas. Teria, inclusive, ajudado a carregar muitas das pedras utilizadas na obra”, detalha.
De origem humilde, a família acabou não tomando os cuidados para providenciar, nos primeiros anos de vida, documentos como o registro de nascimento e identidade. Por conta disso, não é possível indicar a data exata de nascimento, tão pouco a idade dela. A estimativa é de 105 anos de vida (considerando os relatos das pessoas que conviveram com ela na juventude).
Celebridade – O apelido ‘Celebridade Etelvina’ surgiu de uma brincadeira. Animada para acompanhar festas das mais diversas, a idosa começou a chamar a atenção de artistas, que logo se prontificaram a registrar o momento. Após os encontros com nomes como Wesley Safadão (o primeiro deles), Gabriel Diniz, Xandy e Solange (então vocalistas da banda Aviões do Forró) serem publicados nas redes sociais, a simpática senhora começou a ser chamada de ‘celebridade’.
Entre as dezenas de encontros com famosos, também aparecem artistas como: Batista Lima, Igo Rickli (ator), padre Antônio Maria, Léo Magalhães, Leonardo, Elba Ramalho, Marília Mendonça, a dupla Bruno & Marrone, Dodô (vocalista do Grupo Pixote), Luiz Carlos (Raça Negra), Pablo, Geraldinho Lins, Sirano & Sirino, Simone & Simária, César Menotti & Fabiano, Dorgival Dantas, Maiara & Maraísa, Cezzinha e Fulô de Mandacarú.