Confusão na mudança de local da Biblioteca Municipal de Caruaru

22 de dezembro de 2016 0 Por blogem

O espaço onde funcionava a Biblioteca Municipal era provisório, desde quando foi para lá, em março de 2010, a casa não comportava todo o acervo, não era bem distribuída, inclusive, muitos livros considerados raros, de José Condé e Álvaro Lins, foram extraviados, ficaram na Estação Ferroviária, onde funcionava anteriormente, por mais de ano, depois sendo levados para um depósito na Secretaria Municipal de Educação, lugar que havia muita goteira molhando os livros quando chovia. Passados uns dois anos, os funcionários fizeram uma triagem e tentaram recuperar estes livros, porém perderam-se em média 700 livros. 
Em meados de outubro, os servidores receberam uma determinação para encaixar os livros e fechar para o leitor, porque haveria uma mudança de local, para a rua Oswaldo Cruz, no bairro Maurício de Nassau. Os servidores arrumaram as caixas, e ouviram inúmeras reclamações dos leitores, porque fecharam e não tinha prazo de reabrir. 
No início de dezembro os servidores municipais receberam as chaves da nova casa, e receberam uma determinação para fazer a limpeza e lavar todo ambiente. Na semana passada começaram a carregar algumas mobílias. Na sexta-feira (16) montaram várias estantes, deixaram duas salas prontas. Na segunda-feira (19) o caminhão chegou na casa antiga, para continuar o carregamento, quando já havia enchido o caminhão, chegou uma ligação mandando suspender a mudança. O caminhão foi descarregado e foi embora. A secretaria informou que a mudança foi suspensa temporariamente. Por volta do meio dia nova ligação dizendo que o caminhão retornaria à tarde, porque a mudança iria acontecer, os servidores esperam e o caminhão não retornou.
Na terça-feira (20), responsáveis pela secretaria foram até a Biblioteca, e explicaram que a mudança não aconteceria mais, pois a necessidade maior de mudança era da Casa de Acolhimento, pois a mesma estava sob decisão judicial, e a prefeitura não tinha mais tempo de arrumar outra casa, sendo assim, a casa da rua Oswaldo Cruz, lavada e organizada pelos servidores da Biblioteca, será da Casa de Acolhimento, e os funcionários da biblioteca ficam em casa, aguardando a nova administração decidir o que fazer, porém, só ficam em casa os servidores efetivos, os contratados dão expediente na Secretaria Municipal de Educação, e um ficará na casa antiga para receber a mobília que já havia mudado.