Dicas de como se comportar em confraternizações de fim de ano
19 de dezembro de 2016
Cátia Maciel
As confraternizações nas empresas estão correndo e surgem dúvidas de como se comportar, o
que vestir, se deve ou não ingerir bebida alcoólica ou até mesmo levar
acompanhante. Evitar gafes na frente dos colegas e do gestor acaba sendo uma
regra e, se não for seguida, pode prejudicar a imagem do profissional no ano
seguinte.
que vestir, se deve ou não ingerir bebida alcoólica ou até mesmo levar
acompanhante. Evitar gafes na frente dos colegas e do gestor acaba sendo uma
regra e, se não for seguida, pode prejudicar a imagem do profissional no ano
seguinte.
De acordo com a Consultora em Gestão
da Estratégias & Resultados, Cátia Maciel, o colaborador deve estar atento,
pois a forma de apresentação nestes eventos pode alavancar ou prejudicar sua
carreira na empresa. “Uma conduta respeitosa é sempre bem vinda, estar com
postura ereta, simpatia e bom ânimo são bases para conquistar a empatia dos
colegas de trabalho e parceiros”, explicou.
da Estratégias & Resultados, Cátia Maciel, o colaborador deve estar atento,
pois a forma de apresentação nestes eventos pode alavancar ou prejudicar sua
carreira na empresa. “Uma conduta respeitosa é sempre bem vinda, estar com
postura ereta, simpatia e bom ânimo são bases para conquistar a empatia dos
colegas de trabalho e parceiros”, explicou.
A preocupação deve começar no momento
de se vestir para o evento. Evitar roupas que chamem atenção demais, que
mostrem muito o corpo, sejam chamativas, exageradas em brilhos e transparência,
ou roupas despojadas demais, causa uma ideia negativa do profissional. “Os
trajes devem ser adequados ao evento, é claro, demonstrando o cuidado que o
profissional tem com sua imagem pessoal”, disse a Consultora.
de se vestir para o evento. Evitar roupas que chamem atenção demais, que
mostrem muito o corpo, sejam chamativas, exageradas em brilhos e transparência,
ou roupas despojadas demais, causa uma ideia negativa do profissional. “Os
trajes devem ser adequados ao evento, é claro, demonstrando o cuidado que o
profissional tem com sua imagem pessoal”, disse a Consultora.
Ainda segundo ela, outra ação que
precisa de cautela é na ingestão de bebidas alcoólicas. “Vale a moderação,
beber sem exageros ou mesmo não beber, o importante é socializar-se de forma
tranquila e sendo as boas conversas uma ótima diversão. Beber exageradamente
nestes eventos pode gerar atitudes impensadas e trazer constrangimento para o
colaborador e demais pessoas. Caso leve acompanhante, é importante conversar
previamente sobre a moderação na bebida e nos atos”.
precisa de cautela é na ingestão de bebidas alcoólicas. “Vale a moderação,
beber sem exageros ou mesmo não beber, o importante é socializar-se de forma
tranquila e sendo as boas conversas uma ótima diversão. Beber exageradamente
nestes eventos pode gerar atitudes impensadas e trazer constrangimento para o
colaborador e demais pessoas. Caso leve acompanhante, é importante conversar
previamente sobre a moderação na bebida e nos atos”.
Quando a confraternização também tem
amigo secreto, a regra é seguir os acordos da brincadeira, mesmo que tenha
tirado o chefe. “Geralmente o amigo secreto tem um preço ou tipo de presente
combinado, por exemplo: “amigo chocolate” ou “presente entre vinte e trinta
reais”. Um presente mais caro ou em outro tipo gera um sentimento de
favoritismo e bajulação, isto serve também se tirar um colega que é muito amigo
também. Deixe para expressar suas amizades em outro momento fora da empresa,
prevalecendo o profissionalismo e respeito aos demais colegas”, explicou Cátia
Maciel.
amigo secreto, a regra é seguir os acordos da brincadeira, mesmo que tenha
tirado o chefe. “Geralmente o amigo secreto tem um preço ou tipo de presente
combinado, por exemplo: “amigo chocolate” ou “presente entre vinte e trinta
reais”. Um presente mais caro ou em outro tipo gera um sentimento de
favoritismo e bajulação, isto serve também se tirar um colega que é muito amigo
também. Deixe para expressar suas amizades em outro momento fora da empresa,
prevalecendo o profissionalismo e respeito aos demais colegas”, explicou Cátia
Maciel.
Seguindo essas dicas e entendendo que
as confraternizações são momentos de unir as pessoas para gerar, posteriormente,
um ambiente de trabalho produtivo e saudável é a melhor forma de não passar
nenhum tipo de vexame e reconhecer que todos fazem parte da dinâmica da empresa
e podem gerar bons resultados juntos.
as confraternizações são momentos de unir as pessoas para gerar, posteriormente,
um ambiente de trabalho produtivo e saudável é a melhor forma de não passar
nenhum tipo de vexame e reconhecer que todos fazem parte da dinâmica da empresa
e podem gerar bons resultados juntos.