Lutas e Cores: 2 Anos de Intervenções e Conquistas!

31 de outubro de 2016 0 Por blogem
NOTA OFICIAL – Estamos completando dois anos de atuação de um coletivo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O Lutas e Cores surgiu na cidade de Caruaru/Pernambuco, ao final do mês de outubro e início de novembro de 2014. Sua fundação emergiu a partir da reunião de alguns/as jovens ativistas LGBT que já atuavam em redes nacionais e decidiram juntar forças na construção de um coletivo local para fortalecer as pautas, discussões e reinvindicações da população LGBT em Caruaru.
De lá pra cá, protagonizamos uma série de atividades e intervenções que tem contribuído para as discussões relacionadas à população LGBT na cidade. Buscamos incidir sobre o poder público participando das instâncias de controle social. A partir disto, conseguimos oferecer formação para os/as servidores/as públicos municipais, realizar duas intervenções culturais no São João de Caruaru e dois panfletaços no espaço lazer da avenida Agamenon Magalhães dialogando cada vez mais com mais pessoas afim de transformar mentes e corações para o respeito à diferença e à diversidade. Além disso, realizamos inúmeras reuniões, piqueniques, beijaços, palestras em escolas e universidades, entrevistas na imprensa… Recentemente, realizamos um grande seminário com a presença de 60 pessoas na Casa da Participação Social, transmitido ao vivo pelo facebook e acompanhado online por mais de 300 pessoas que certamente replicarão o conteúdo compartilhado on-line.

Nesses dois anos de atuação, ocupamos espaços políticos relevantes como conselhos de políticas públicas, seminários, câmaras técnicas, audiências púbicas, conferências, dentre outros. Destacamos a nossa participação massiva na 3• Conferência Nacional LGBT, em Brasília. Atualmente compomos o Conselho Estadual do Direitos da População LGBT de Pernambuco, a Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência Obstétrica e a Comissão de Revisão do Plano Diretor de Caruaru.

Agradecemos, assim, o apoio de inúmeras organizações que tem sido parceiras da nossa luta como a ONG DIVERSA, o Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina, a Secretaria de Participação Social e a Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos da Prefeitura de Caruaru, a imprensa da nossa cidade que tem sido uma parceira na publicização das nossas ações além de um conjunto significativo de organizações e pessoas pela sua solidariedade e parceria na luta contra as discriminações motivadas pela orientação sexual e identidade de gênero.

Ao longo de Novembro realizaremos ações de comemoração pelos nossos dois anos de existência. Acompanhe a divulgação das atividades na nossa fan page e participe. Continuaremos por muitos anos atuando no combate e enfrentamento à violência LGBTfóbica, na defesa da cidadania LGBT e na construção de uma sociedade plural, democrática e digna. Avante!