Mobilização pacífica em apoio a Vaquejada em Caruaru

11 de outubro de 2016 0 Por blogem
Uma mobilização pacífica de vaqueiros e trabalhadores de vaquejada foi realizada na manhã desta terça-feira (11). A concentração foi no Rancho Alegre, as margens da BR-232 em Caruaru, de onde eles saíram montados em cavalos, em direção a BR-104, terminando em frente ao Terminal Rodoviário. O grupo protesta contra a determinação que proíbe as vaquejadas no Brasil.
Entenda 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última quinta-feira (6) derrubar uma lei do Ceará que regulamentava a vaquejada, tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo pela cauda. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

O governo do Ceará dizia que a vaquejada faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante e movimenta cerca de R$ 14 milhões por ano. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais