Brites de Albuquerque completa 1º ano de funcionamento com 1,2 mil pacientes curados em Pernambuco

Brites de Albuquerque completa 1º ano de funcionamento com 1,2 mil pacientes curados em Pernambuco

20 de abril de 2021 0 Por blogem

Mais um serviço criado pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus no Estado completou neste mês de abril um ano de funcionamento. Com mais de 365 dias em atuação para salvar vidas, o Hospital de Referência a Covid-19 – Unidade Olinda (maternidade Brites de Albuquerque), realizou mais de 1,8 mil atendimentos, com 1,2 mil pacientes recuperados após assistência da equipe multidisciplinar do serviço.

Requisitado administrativamente pelo Estado para a Prefeitura de Olinda para funcionar como unidade de referência, a maternidade iniciou os trabalhos com 20 leitos (dez de enfermaria e dez de UTI) dedicados exclusivamente para casos suspeitos ou confirmados. Hoje, funciona com 120 vagas (50 de enfermaria e 70 de terapia intensiva). Pacientes de 71 municípios já foram admitidos no serviço.

“A maternidade Brites de Albuquerque foi uma das primeiras frentes de combate à Covid-19 no Estado. O serviço é essencial na assistência aos pacientes, tanto adultos como crianças, suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus. Os números alcançados neste um ano de funcionamento reforçam o compromisso do Governo de Pernambuco em frear o avanço da doença e superar esta pandemia”, pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Uma das mais de mil pessoas que receberam o suporte da equipe do Hospital de Referência Unidade Olinda foi a aposentada Roseli Paz, de 56 anos. A paciente deu entrada na UTI do serviço no dia 12 de abril com quadro de dispnéia e resultado positivo para a Covid-19. Após uma semana de tratamento, Roseli recebeu alta nesta terça-feira (20/04). “Graças a Deus hoje estou vitoriosa, pois recebi minha alta e estou indo para casa. O atendimento daqui é excelente, de toda a equipe e em todos os plantões. Da equipe de limpeza ao time de médicos, todos são maravilhosos e não me faltou nada”, comenta a paciente.

Para atender as demandas, a unidade, administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário (HTRI), conta com mais de 500 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros trabalhadores essenciais para a multidisciplinaridade do tratamento.

“O começo da pandemia foi um momento muito difícil porque era um cenário que nós, profissionais da saúde, não estávamos habituados, ou seja, não tínhamos trabalhadores familiarizados com a doença nem prática suficiente em termos de assistência à saúde. É gratificante ver que os esforços realizados em conjunto estão surtindo efeito. As pessoas estão conseguindo um tratamento eficaz contra a Covid-19 no SUS e se recuperando da doença durante essas fases críticas”, ressalta o diretor geral do hospital de referência, Eud Johnson.

NÚMEROS – Em um ano de funcionamento, o Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda já registrou 1.827 internamentos e contabiliza 1.270 pacientes recuperados. Com 120 leitos exclusivos para atendimento ao novo coronavírus (sendo 50 de enfermaria, com 40 vagas adulto e 10 pediatria, e 70 de UTI, com 60 vagas para adulto e 10 para pacientes pediátricos), o serviço conta com o trabalho de 520 funcionários.

Nestes 365 dias, o hospital realizou cerca de 100 mil exames complementares, 79 mil atendimentos de fisioterapia, sete mil sessões de hemodiálise e 3.250 videochamadas de pacientes com seus familiares.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda.