Senac Caruaru promove relançamento de livro em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Senac Caruaru promove relançamento de livro em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

1 de abril de 2026 Off Por blogem

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril. Para celebrar a data, o Senac realiza programação especial, no dia 1° de abril. A ação, aberta ao público, contará com o relançamento do livro “Histórias de Eduardo”, escrito pelo ex-aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico (Mediotec), Eduardo Oliveira, a partir das 9h, na Biblioteca da instituição.

O momento tem como objetivo ampliar a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de incentivar atitudes de empatia e solidariedade entre os alunos. Durante o relançamento, será possível conhecer um pouco da trajetória de Eduardo, que finalizou o curso Técnico em Informática do Mediotec e encontrou na escrita uma forma de expressar sua visão de mundo. O livro reúne situações do cotidiano e experiências vivenciadas por ele, que contou com o apoio da equipe pedagógica do Senac para essa publicação.

Após o relançamento, os estudantes participarão de uma gincana solidária para arrecadar doações para a Associação Mãos Solidárias, com o objetivo de estimular o engajamento social e reforçar valores como respeito, inclusão e cidadania, alinhados à proposta educacional do Senac.

Foi justamente essa proposta pedagógica do Senac que atraiu a professora Kênia Cândido, mãe de Antônio Otto, que tem autismo nível 1 de suporte e está com hiperfoco em Informática. Ela também já conhecia os livros de Eduardo e, ao saber que ele estudou no Senac, decidiu conhecer a estrutura: “Agendei, fui lá, conversei com a psicopedagoga, me encantei e matriculei Otto. Ela conversou com meu filho, conversou com professores e me deu uma devolutiva do que a escola está fazendo para desenvolver as potencialidades dele. Estou muito satisfeita. Essa parceria entre escola e os pais é muito importante”, disse Kênia.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação