Inaugurada nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres

Inaugurada nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres

27 de janeiro de 2026 Off Por blogem

A Prefeitura de Caruaru inaugurou, nessa segunda-feira (26.01), a nova Sala da Secretaria da Mulher na Maternidade Santa Dulce dos Pobres. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, representa a integração das políticas públicas voltadas à saúde, ao cuidado humanizado e à garantia dos direitos das mulheres.

A implantação do novo espaço está alinhada à Lei Municipal nº 5.951/2017, conhecida como Lei “Nascer Bem”, que estabelece diretrizes para a humanização da atenção ao parto, ao nascimento e ao cuidado com gestantes, parturientes e puérperas no âmbito do município. A sala funciona como ponto de acolhimento, orientação e escuta qualificada, ampliando o acesso das mulheres à informação sobre seus direitos e aos serviços da rede de proteção.

Localizada dentro da maternidade, a Sala da Secretaria da Mulher fortalece a atuação intersetorial entre saúde e enfrentamento à violência, com foco especial na prevenção e no combate à violência obstétrica, além da promoção da autonomia e da dignidade das mulheres durante a gestação, o parto e o pós-parto. A iniciativa já estava presente desde a inauguração da Maternidade, mas ganhou uma nova estrutura para fortalecer o serviço.

A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou a importância do equipamento para a política pública municipal. “O espaço funciona como local de acolhimento e integração das políticas para mulheres, com execução de ações de enfrentamento a violências contra a mulher e cuidado com a saúde física e mental. Inaugurar essa nova sala, no Janeiro Branco, é também uma forma de fortalecer a pauta da saúde da mulher em sua integralidade”, celebrou.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Rafael Moreira/Secom/PMC