4ª TEIA Estadual sedia Fórum Estadual de Pontos de Cultura e avança na construção coletiva das políticas de Cultura Viva em Pernambuco

4ª TEIA Estadual sedia Fórum Estadual de Pontos de Cultura e avança na construção coletiva das políticas de Cultura Viva em Pernambuco

13 de dezembro de 2025 Off Por blogem

A sexta-feira (12.12) marcou um dia decisivo na programação da TEIA Estadual dos Pontos de Cultura, realizada em Gravatá pelo Governo do Estado, por meio Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Pela manhã, o encontro deu início ao Fórum Estadual de Pontos de Cultura, reunindo agentes culturais de todo o estado para uma ampla agenda de diálogo, alinhamento e construção coletiva.

A primeira ação do Fórum foi a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno, consolidando bases comuns para o fortalecimento da articulação entre Pontos e Pontões de Cultura. O debate reafirmou os objetivos centrais do espaço, como promover a organização das redes estaduais e temáticas, ampliar ações transversais em rede e enfrentar os desafios da gestão compartilhada entre Estado e sociedade civil. Também foram reiterados o acompanhamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o fortalecimento da rede de Pontões e o avanço em marcos legais da Política de Cultura Viva, fundamentais para garantir a cultura como direito e ampliar o protagonismo da sociedade.

Ainda durante a manhã, foram abertas as inscrições para candidaturas à Comissão Estadual de Pontos de Cultura, além das inscrições para delegados(as) da TEIA Nacional e para representantes do Colegiado dos Pontos de Cultura, garantindo participação democrática nos espaços decisórios da política cultural.

No período da tarde, a construção colaborativa ganhou força com a formação dos Grupos de Trabalho (GTs), organizados em salas temáticas que reuniram uma ampla diversidade de frentes culturais: intercâmbios e residências artístico-culturais; cultura digital, comunicação e mídia livre; educação e formação cultural; culturas populares e tradicionais; cultura, diversidade e direitos humanos; economia criativa e solidária; culturas para a infância, adolescência e juventudes; cultura e saúde; cultura e meio ambiente, entre outras rodas estratégicas. Esses encontros deram suporte à elaboração de propostas para a TEIA Nacional e para o Plano Estadual Setorial da Cultura Viva, integrando também os eixos nacionais, entre eles “Cultura Viva pela Justiça Climática”; Plano Nacional de Cultura Viva para os próximos 10 anos; Governança da Política Nacional de Cultura Viva; Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística.

Para a gerente de Políticas Culturais da Secult-PE, Wanessa Santos, o Fórum reafirma o protagonismo dos Pontos de Cultura na construção das políticas públicas. “Foi um momento de discussão e diálogo na TEIA, com todos os ponteiros e ponteiras dos Pontos de Cultura do Cultura Viva, trazendo o protagonismo para estes agentes culturais, que discutem propostas prioritárias para a construção do Plano Estadual Setorial da Cultura Viva”, destacou.

A programação do dia incluiu ainda o Encontro Estadual de Gestores da Cultura Viva, que avançou na criação da Rede Estadual de Gestores, e os Encontros Regionais da Rede Cultura Viva PE com os Pontões de Cultura, dedicados à formação das Redes Macrorregionais nas quatro regiões do estado: Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste, Zona da Mata e Sertão.

De acordo com o mestre da cultura popular Roberto Gercino, do Ponto de Cultura Boi Tira-Teima e Patrimônio Vivo de Pernambuco, o de Fórum representa um espaço essencial de construção coletiva. “Estamos aproveitando essa oportunidade de podermos, nesse espaço democrático de direito, debatermos políticas públicas, construirmos aquilo que é essencial e que nós precisamos. É o momento de construir projetos, levarmos para a Nacional e buscarmos aquilo de melhor para todos nós, agentes culturais de Pernambuco”, afirmou.

Encerrando a noite, o público prestigiou a apresentação de um dos Pontos de Cultura do estado, o Samba de Véio da Ilha do Massangano, do Sertão, além da programação audiovisual do Cine TEIA PE, reafirmando a diversidade e a força da cultura popular pernambucana.

*Sobre a TEIA* – Reconhecida como um momento fundamental de articulação das redes culturais, a TEIA reúne fazedoras e fazedores de cultura de todas as regiões de Pernambuco, promovendo a troca de experiências, o fortalecimento das ações comunitárias e a reafirmação da potência transformadora da Cultura Viva. Hoje, centenas de Pontos de Cultura atuam em territórios urbanos, rurais, quilombolas, indígenas, periféricos e comunitários em Pernambuco. No Brasil, são mais de 4 mil iniciativas que desenvolvem ações de impacto social, educativo e cultural em seus contextos.

A TEIA Estadual integra o processo histórico de encontros que, desde 2006, impulsionam a atuação em rede dos Pontos de Cultura no País. Nacionalmente, já foram realizadas cinco edições: São Paulo (2006), Belo Horizonte (2007), Brasília (2008), Fortaleza (2010) e Natal (2014). Em todas elas, as TEIAS Estaduais cumpriram papel essencial na mobilização da sociedade civil e na construção de propostas estratégicas para o fortalecimento da Cultura Viva.

Nesta edição em Gravatá, a programação reúne mesas temáticas, painéis, rodas de conversa, oficinas, intercâmbios e momentos de celebração, além do Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, espaço deliberativo que orienta os rumos das políticas setoriais. Em 2025, temas como justiça climática, cultura de base comunitária, acessibilidade, formação cultural, economia criativa e solidária, direitos humanos, juventudes e sustentabilidade atravessam o encontro, reafirmando seu caráter plural, diverso e democrático.

*Assessoria de Comunicação*
Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE)
Juliana Sampaio | +55 81 98136-6360
Victor Lacerda | +55 81 99652-0239
Andréa Almeida | +55 81 99172-3222
http://www.cultura.pe.gov.br
http://instagram.com/culturape
http://facebook.com/culturape
http://flickr.com/fundarpe
http://youtube.com/secultpe
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Fotos: Dani Pedrosa/Secult-PE