Governo de Pernambuco lança licitação para requalificação do Largo e Adro da Igreja Nossa Senhora do Monte
6 de dezembro de 2025Um dos cenários mais antigos e simbólicos da história de Olinda vai ganhar nova vida. O Largo e o Adro da Igreja Nossa Senhora do Monte, provavelmente uma das primeiras igrejas construídas na Vila de Olinda, serão requalificados pelo Governo de Pernambuco. A licitação para contratação da empresa que ficará responsável pela execução da obra foi publicada na edição deste sábado (6) do Diário Oficial do Estado. A intervenção será conduzida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC. O investimento total é de R$ 3,7 milhões.
A requalificação abrangerá um conjunto amplo de melhorias estruturais e urbanísticas. No Adro da Igreja, considerado área sensível de preservação, serão realizados o restauro do piso em tijoleiras, a requalificação da mureta histórica, rampas de acessibilidade, pintura da fachada principal e intervenções de recuperação na coberta do templo, que hoje está comprometida e interditada, apresentando sinais de degradação estrutural de uma parte de suas tesouras de madeira da área da capela-mor. O prazo estimado para execução é de 15 meses, com vigência contratual de 18 meses.
Para a presidente da Fundarpe, Renata Borba, a obra representa mais um avanço da gestão estadual em valorizar os bens culturais de Pernambuco. “O Monte é um lugar de devoção dos pernambucanos. Recuperar o Largo e o Adro significa garantir mais infraestrutura, acessibilidade e segurança para moradores, visitantes e para o próprio Mosteiro. A intervenção reafirma o papel da Fundarpe como instituição que cuida, preserva e devolve à população espaços fundamentais para a história e para a vida cultural do Estado”, afirmou.
O projeto prevê ainda a implantação de passeios acessíveis, pavimentação em pedra rachão, drenagem, plantio de grama e mudas arbóreas, instalação de mobiliário urbano e disciplinamento da área de estacionamento. Também estão incluídos o embutimento das redes aéreas, a construção de muro de arrimo em pedra rachão, melhorias na iluminação e a proteção da borda da encosta.
A requalificação do Largo e do Adro da Igreja Nossa Senhora do Monte integra o conjunto de ações de preservação que o Governo de Pernambuco vem realizando por meio da Fundarpe. Entre as iniciativas em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, na Igreja de São Pedro Mártir de Verona, e a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, do Cine Theatro Guarany, no Sertão.
Além dos trabalhos nos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha, do Ginásio Pernambucano, do Cinema São Luiz do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro do Recife. São intervenções que reforçam o compromisso do Governo do Estado com o cuidado, a manutenção e a valorização de seu patrimônio histórico.
*Sobre o Santuário* – Fundado pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho Pereira, o Santuário de Nossa Senhora do Monte é considerado um dos primeiros templos erguidos na antiga Vila de Olinda, no século XVI, e o mais antigo dedicado à devoção de Nossa Senhora do Monte no Estado. A igreja e o mosteiro pertencem às monjas beneditinas, que o habitam desde a década de 1960. O conjunto abriga hospedaria para retiros e estudos, além de auditório com capacidade para 80 pessoas. O Largo, área de acesso ao templo e ao Mosteiro, é hoje utilizado pela comunidade local, visitantes e turistas, mas carece de infraestrutura adequada — condição que será transformada com a obra viabilizada pelo Novo PAC.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação


