Proposta do vereador Jorge Quintino buscar ensinar alunos a reconhecer sinais de abuso e violência dentro das escolas
2 de dezembro de 2025_Projeto defende educação preventiva como estratégia de enfrentamento à violência_
O vereador Jorge Quintino apresentou um projeto solicitando ao prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) para que haja a criação de uma *Diretriz Municipal para Ensinar Estudantes a Reconhecer e Denunciar Violências contra Crianças e Adolescentes*, em todas as escolas da rede municipal.
A proposta prevê a adoção de práticas pedagógicas e sistemáticas para capacitar crianças e adolescentes a identificar sinais de violência, compreender riscos e saber como denunciar de forma segura estes casos.
Paralelamente, o parlamentar também encaminhou indicação à governadora Raquel Lyra para que o Governo do Estado institua a *Diretriz Estadual de Formação Crítica para Reconhecimento e Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes* nas escolas da rede pública estadual, além de recomendar que colégios particulares adotem orientações semelhantes.
Para Jorge Quintino, a aprovação das medidas é urgente: _“Ensinar nossas crianças a reconhecer e denunciar a violência é proteger vidas, romper o silêncio e transformar a escola em um verdadeiro escudo de cidadania e dignidade”,_ afirmou o vereador.
O projeto segue para discussão na Câmara Municipal.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação


