Caruaru pode instituir entrega obrigatória de cartilha de direitos para pacientes com câncer

Caruaru pode instituir entrega obrigatória de cartilha de direitos para pacientes com câncer

27 de novembro de 2025 Off Por blogem

_Projeto do vereador Jorge Quintino busca garantir informação, direitos e agilidade no acesso aos serviços de saúde_

Nesta quinta-feira (27), o vereador Jorge Quintino protocolou na Câmara Municipal de Caruaru um requerimento direcionado à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde solicitando a implantação de um *fluxo oficial e obrigatório para a entrega da Cartilha de Direitos da Pessoa com Câncer* em todas as unidades da rede pública de saúde do município.

A proposta estabelece que o material seja disponibilizado imediatamente após a confirmação do diagnóstico e que a entrega seja registrada no prontuário do paciente, garantindo acesso a orientações claras sobre tratamento, prazos legais e serviços especializados.

A iniciativa tem como objetivo enfrentar um dos principais gargalos no atendimento oncológico: a falta de informação. Sem orientação adequada, muitas famílias desconhecem direitos assegurados por lei — como o início do tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, por exemplo.

A medida é simples, de baixo custo e de alto impacto social, com potencial para melhorar significativamente a jornada dos pacientes oncológicos em Caruaru.

Para Jorge Quintino, a proposta simboliza dignidade e respeito no cuidado com quem enfrenta a doença, _“Informar é cuidar; quando o paciente recebe a cartilha no ato do diagnóstico, garantimos direitos, encurtamos caminhos e salvamos tempo — que, no câncer, é vida._”

O requerimento segue agora para apreciação do plenário da Casa Legislativa. Foto: Divulgação
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes