Em encontro com governadora de Sichuan, Raquel Lyra anuncia edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas

Em encontro com governadora de Sichuan, Raquel Lyra anuncia edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas

17 de outubro de 2025 Off Por blogem

_O programa de bolsas de intercâmbio entre Pernambuco e Sichuan estabelece a cooperação entre as regiões para desenvolver futuras colaborações em ciência, tecnologia e inovação_

Em agenda na China, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (17), o edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas. O documento será publicado no mês de novembro com a oferta de 30 vagas para que os estudantes façam graduação, mestrado e doutorado em universidades de Sichuan. O anúncio foi feito durante encontro com a governadora da província, Shi Xiaolin. Na ocasião, foi assinado memorando de entendimento entre o Departamento de Educação de Sichuan e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti).

Durante a cerimônia, a chefe do Executivo estadual pontuou que a iniciativa dá continuidade à cooperação educacional entre as duas regiões e busca o desenvolvimento dos estudantes pernambucanos e chineses. “Esse programa é um passo concreto na construção de novos diálogos entre Pernambuco e a China. Queremos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de expandir os estudos, conhecer novas culturas e trazer de volta conhecimento que ajude a transformar o nosso Estado. Ainda em 2024, recebemos uma comitiva do Governo da Província de Sichuan e de lá para cá, fortalecemos essa importante parceria que hoje se concretiza para beneficiar os universitários pernambucanos com essa troca de experiências”, ressaltou Raquel Lyra.

A iniciativa, que tem o objetivo de estabelecer a cooperação entre Pernambuco e a China, prevê o envio anual de 30 universitários pernambucanos para um período de estudos e imersão cultural em universidades chinesas. O edital está em fase final de elaboração pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), que irá detalhar os critérios e o processo de seleção para ser divulgado em novembro.

O Departamento de Educação e Universidades da Província de Sichuan é uma autoridade educacional de nível provincial sob o Governo Popular Provincial de Sichuan, que é responsável por supervisionar o sistema educacional da província e também a Universidade de Sichuan (SCU). A agenda ainda incluiu um encontro da governadora Raquel Lyra com representantes do governo de Sichuan e de universidades.

*MISSÃO* – Liderada pela governadora Raquel Lyra, a comitiva pernambucana segue na China até 22 de outubro, cumprindo compromissos voltados à cooperação econômica, inovação tecnológica e captação de investimentos em energia e mobilidade para o Estado. A partir do dia 22, a comitiva parte para a Dinamarca, onde participa de reuniões em Copenhague e Sønderborg com grandes empresas do setor logístico, como a APM Terminals e a Maersk.

A delegação chinesa que compareceu à agenda foi composta pelo vice-governador Ren Jingdong; o secretário-geral do Governo Provincial, Hu Yuankun; o secretário-geral adjunto do Governo Provincial e diretor do Gabinete Geral, Wang Jianjun; a diretora-geral do Escritório Provincial de Relações Exteriores, Zhang Tao; o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia, Lu Songming; o diretor-geral do Departamento de Comércio, Hui Zhaoxu; e o vice-secretário do Comitê de Trabalho de Educação do Comitê Provincial do PCCh, Zhang Lantao.

Na comitiva pernambucana, estiveram presentes os secretários estaduais João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura), além das secretárias-executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniella Brito (Imprensa). Foto: Divulgação.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes