Em Caruaru, Dia do Nordestino é marcado por inauguração da Casa do Cordel Mestre Dila e lançamento do edital do São João 2026

Em Caruaru, Dia do Nordestino é marcado por inauguração da Casa do Cordel Mestre Dila e lançamento do edital do São João 2026

8 de outubro de 2025 Off Por blogem

Caruaru ganhou um novo espaço de celebração da cultura. Nesta quarta-feira (8), Dia do Nordestino, a Capital do Agreste celebrou a inauguração da Casa do Cordel Mestre Dila, localizada no coração do Paraue 18 de Maio. A abertura recebeu autoridades municipais, além de artistas emblemáticos, como o Mestre Onildo Almeida e o Maestro Mozart Vieira. Na ocasião, o prefeito Rodrigo Pinheiro também anunciou o lançamento do edital do São João 2026, publicado dois meses antes do prazo habitual para garantir mais tempo de preparação para os artistas.

O novo espaço inaugurado, que irá sediar debates com estudantes, escritores e artistas, reforça o compromisso da gestão municipal com a salvaguarda do patrimônio cultural e a disseminação da identidade local. “O cordel é patrimônio brasileiro, então essas ações fortalecem todo o processo da Feira, que também é patrimônio material e imaterial. Ano que vem, celebramos 20 anos do título da Feira de Caruaru e essa iniciativa integra esse movimento de reconstrução e valorização da nossa história. O cordel está voltando a ter esse espaço de memória e de vivência, de domingo a domingo, especialmente aos sábados, quando a feira pulsa com mais força”, celebrou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Pinheiro anunciou a antecipação do edital do São João 2026, que estará disponível no Mapa Cultural a partir das 14h. As inscrições terão início no dia 16 de outubro e seguirão até 16 de novembro, por meio do endereço: https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/.

“Antecipando todo esse movimento, a gente consegue anunciar também a grade de maneira antecipada. Isso movimenta toda a economia, todo o trade turístico, bares, restaurantes… Ou seja, é uma ação que dá resultado, resultado econômico e, mais ainda, valoriza ainda mais a nossa cultura. Os nossos artistas terão mais tempo ainda para, sabendo quais dias vão se apresentarem aqui em Caruaru, fazerem suas grades, venderem os seus shows para outras cidades, tendo a vitrine de Caruaru”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Fotos: Elvis Edson/Secom/PMC