Comitiva de Caruaru participa da 5ª Conferência Nacional de Política para Mulheres em Brasília

Comitiva de Caruaru participa da 5ª Conferência Nacional de Política para Mulheres em Brasília

29 de setembro de 2025 Off Por blogem

_Com apresentação cultural e destaque para o pioneirismo, a Capital do Agreste chega com força ao maior evento sobre políticas públicas para mulheres do país_

Uma comitiva de Caruaru participa, a partir desta segunda-feira (29), da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília. Esta é a primeira edição do evento após dez anos e visa ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e a construção de diretrizes para as políticas públicas no país, reunindo mais de 4 mil participantes. A Capital do Agreste está representada pela Secretária da Mulher, Luana Marabuco, a Secretária Executiva, Hannah Miranda, a Gerente de Enfrentamento à Violência da Mulher, Morgana Barros, as delegadas da sociedade civil, Nazareth Silva e Yara Maria, e representantes das conferências livres de costureiras e de hip-hop.

A etapa representa uma continuidade das conferências municipais e estaduais, realizadas em todo o país. Em Caruaru, o encontro foi realizado durante o mês de julho, seguindo o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, e reuniu centenas de participantes para debater propostas em cinco eixos temáticos: poder e participação das mulheres, políticas públicas para as mulheres, enfrentamento das violências, autonomia econômica e direitos, diversidades e interseccionalidades.

“É um momento histórico de retomada das conferências e de construção coletiva: mulheres de diversas interseccionalidades representadas em um momento que reúne mais de 4 mil mulheres de todo o Brasil. Por isso, é tão importante representar Caruaru aqui, pois nossa cidade tem uma gestão que fortalece as políticas pras mulheres”, celebrou a secretária Luana Marabuco.

Durante o evento, Caruaru também será apresentada como um modelo de referência, a partir da instalação da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque, a primeira do Brasil a ser equipada com recursos do Ministério das Mulheres. Localizado no Residencial Luiz Bezerra Torres, o equipamento foi inaugurado no mês de junho e recebeu um investimento de mais de R$ 470 mil, com o objetivo de promover mais autonomia para as mulheres, além de receber atividades formativas voltadas para economia e divisão sexual do trabalho.

Além disso, o encerramento, que acontece na quarta-feira (1º), também contará com um momento marcante para a cultura caruaruense: o show da banda As Fulô, a primeira banda de forró formada exclusivamente por mulheres em Caruaru. O grupo foi convidado pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para realizar a apresentação, homenageando a trajetória de resistência das mulheres na música.

“É uma emoção indescritível. Estamos com a expectativa à flor da pele, com o coração vibrando. Levar a nossa música e a nossa história para esse palco nacional é mais que uma conquista pessoal: é um feito para Caruaru, para Pernambuco e para todas as mulheres que acreditam em seus sonhos”, comemorou a fundadora da banda, Conceição Gadelha.
Seja seguidor do Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação