
Comitiva de Caruaru participa da 5ª Conferência Nacional de Política para Mulheres em Brasília
29 de setembro de 2025_Com apresentação cultural e destaque para o pioneirismo, a Capital do Agreste chega com força ao maior evento sobre políticas públicas para mulheres do país_
Uma comitiva de Caruaru participa, a partir desta segunda-feira (29), da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília. Esta é a primeira edição do evento após dez anos e visa ampliar o debate sobre os direitos das mulheres e a construção de diretrizes para as políticas públicas no país, reunindo mais de 4 mil participantes. A Capital do Agreste está representada pela Secretária da Mulher, Luana Marabuco, a Secretária Executiva, Hannah Miranda, a Gerente de Enfrentamento à Violência da Mulher, Morgana Barros, as delegadas da sociedade civil, Nazareth Silva e Yara Maria, e representantes das conferências livres de costureiras e de hip-hop.
A etapa representa uma continuidade das conferências municipais e estaduais, realizadas em todo o país. Em Caruaru, o encontro foi realizado durante o mês de julho, seguindo o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, e reuniu centenas de participantes para debater propostas em cinco eixos temáticos: poder e participação das mulheres, políticas públicas para as mulheres, enfrentamento das violências, autonomia econômica e direitos, diversidades e interseccionalidades.
“É um momento histórico de retomada das conferências e de construção coletiva: mulheres de diversas interseccionalidades representadas em um momento que reúne mais de 4 mil mulheres de todo o Brasil. Por isso, é tão importante representar Caruaru aqui, pois nossa cidade tem uma gestão que fortalece as políticas pras mulheres”, celebrou a secretária Luana Marabuco.
Durante o evento, Caruaru também será apresentada como um modelo de referência, a partir da instalação da Lavanderia Pública Dona Maria Eunice Albuquerque, a primeira do Brasil a ser equipada com recursos do Ministério das Mulheres. Localizado no Residencial Luiz Bezerra Torres, o equipamento foi inaugurado no mês de junho e recebeu um investimento de mais de R$ 470 mil, com o objetivo de promover mais autonomia para as mulheres, além de receber atividades formativas voltadas para economia e divisão sexual do trabalho.
Além disso, o encerramento, que acontece na quarta-feira (1º), também contará com um momento marcante para a cultura caruaruense: o show da banda As Fulô, a primeira banda de forró formada exclusivamente por mulheres em Caruaru. O grupo foi convidado pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes, para realizar a apresentação, homenageando a trajetória de resistência das mulheres na música.
“É uma emoção indescritível. Estamos com a expectativa à flor da pele, com o coração vibrando. Levar a nossa música e a nossa história para esse palco nacional é mais que uma conquista pessoal: é um feito para Caruaru, para Pernambuco e para todas as mulheres que acreditam em seus sonhos”, comemorou a fundadora da banda, Conceição Gadelha.
Seja seguidor do Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação