
Governo-PE realiza edição especial do Juntos pela Cidadania em Caruaru com foco nos povos tradicionais
25 de setembro de 2025Caruaru se prepara para receber uma edição inédita e simbólica da ação Juntos pela Cidadania, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH) em parceria com diversas secretarias estaduais. Desta vez, o evento terá como prioridade o atendimento e a escuta dos povos tradicionais — de terreiro, quilombolas, indígenas e ciganos — em uma ação que marca um novo capítulo na promoção de direitos e equidade social no estado de Pernambuco.
A iniciativa, que ocorrerá em Caruaru, representa muito mais do que uma ação de cidadania. É um gesto de reconhecimento, respeito e valorização das culturas que moldam a identidade do nosso povo. Pela primeira vez, o Juntos pela Cidadania volta seus esforços especificamente para garantir o acesso a serviços essenciais, políticas públicas e direitos historicamente negados a esses grupos.
Realizado por meio da Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV) e da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social (SEPES), com apoio das Secretarias de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Defesa Social (SDS) e Educação (SEE), o evento é uma ação intersetorial que une esforços do poder público e da sociedade civil. O objetivo é fortalecer comunidades, ampliar o acesso a direitos e construir uma cultura de paz, sobretudo em territórios marcados pela vulnerabilidade social e altos índices de violência.
A escolha por Caruaru como cidade-piloto para essa edição especial reforça o compromisso do Governo do Estado em descentralizar políticas públicas e atender, com prioridade, as demandas reais da população onde ela está.
“Dar visibilidade aos povos tradicionais e garantir que eles sejam protagonistas das políticas públicas é uma missão que assumimos com responsabilidade. Esta edição do Juntos pela Cidadania é mais que um evento: é um marco no enfrentamento das desigualdades históricas que esses povos enfrentam. Ao mesmo tempo, reafirma o compromisso da governadora Raquel Lyra com a interiorização das ações do governo, levando serviços, direitos e cidadania para todas as regiões de Pernambuco, especialmente para quem mais precisa”, destaca Joana Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
“É fundamental que a prevenção à violência caminhe lado a lado com o respeito à diversidade cultural. Estamos levando serviços, mas, principalmente, escuta qualificada e o compromisso de construir soluções conjuntas com esses povos”, reforça Camilla Iumatti, secretária executiva de Prevenção à Violência.
A SJDH convida todas as secretarias e parceiros a se somarem a essa mobilização, disponibilizando serviços e presença no evento. Vale lembrar que os custos com deslocamento, diárias e estadia dos profissionais envolvidos são de responsabilidade de cada órgão participante.
Juntos pela Cidadania em Caruaru será mais do que uma ação: será um encontro de saberes, de lutas e de esperança por um futuro mais justo para todos os povos de Pernambuco.
Todos serviços são gratuitos