Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua – POP Rua, é lançado em Caruaru

Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua – POP Rua, é lançado em Caruaru

17 de setembro de 2025 Off Por blogem

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), lançou, na manhã desta quarta-feira (17), o Comitê Intersetorial da População em Situação de Rua – POP Rua. O encontro foi realizado no auditório da SAS e contou com a presença de representantes da gestão municipal, da sociedade civil e do Governo do Estado, além de pessoas atendidas nas unidades municipais e integrantes de movimentos sociais.

O comitê foi criado para que as políticas públicas voltadas à população em situação de rua sejam discutidas e construídas junto com quem vive essa realidade. A ideia é ouvir, dialogar e propor soluções que assegurem mais dignidade, inclusão e cidadania.

“Hoje é um marco. Falar de política pública para essa população é garantir direitos e visibilidade a quem muitas vezes é invisibilizado. Esse comitê é uma construção coletiva, espaço de escuta para transformar realidades e avançar em políticas públicas que promovam dignidade e qualidade de vida”, afirmou Katiuska Lopes, Secretária de Assistência Social e Combate à Fome.

O mecanismo vai funcionar de forma participativa, reunindo diferentes setores da sociedade para propor, acompanhar e avaliar ações. O modelo segue a Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009), que estabelece a importância do controle social e da participação popular.

“Quero dizer o quanto o programa está me ajudando. A cada dia, minha situação melhora, tanto é que estou passando de uma situação de rua para, futuramente, uma situação familiar. Além disso, estou investindo no meu emprego, no meu curso e buscando a vida digna que todos nós merecemos. Agradeço a todos e muito obrigado”, afirmou Rodrigo Lopes, usuário do serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua Integral.

Com a criação do comitê, Caruaru dá um passo importante na construção de políticas públicas eficazes, reforçando o compromisso da gestão em garantir direitos e enfrentar as vulnerabilidades sociais. Foto: Rafael Moreira
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes