
Governo-PE prorroga inscrições para a segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância até o próximo dia 07 de setembro
30 de agosto de 2025Nessa sexta-feira (29.08), o Governo de Pernambuco, por meio da a Secretaria da Criança e Juventude (SCJ), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), anuncia a prorrogação das inscrições para o processo de seleção e admissão de profissionais para a formação da segunda turma da Residência Intersetorial em Primeira Infância. Com a nova data, os interessados podem realizar as inscrições até o próximo dia 07 de setembro, exclusivamente por meio do formulário disponível no link: https://forms.gle/SbM9oK2zcwxagwBCA. O processo oferta 150 vagas para servidores que atuam na área da Primeira Infância em Pernambuco, na condição de técnicos e/ou gestores.
O Edital está disponível no site da UPE (www.upe.br/editais) e o candidato deverá enviar, por meio do link mencionado, os documentos comprobatórios solicitados. O processo de seleção será procedido por uma Comissão de Seleção composta por profissionais da Universidade de Pernambuco (UPE). “Essa Residêcia tem uma importância gigante na construção e aplicação das políticas públicas voltadas para as infâncias em Pernambuco. A formação permite aos profissionais estudar e contribuir efetivamente com a qualidade de vida das nossas crianças através do aprendizado e da elaboração de projetos diretamente ligados às suas áreas de atuação”, detalha a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.
O principal requisito para participar da seleção é ser servidor ou empregado público da administração pública do Poder Executivo no âmbito estadual e municipal, com atuação em Pernambuco e na área da Primeira Infância, além de ser graduado nas áreas de ciências humanas, sociais ou saúde, com diploma em curso reconhecido pelo MEC. Do total das vagas disponibilizadas, 20% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, oriundos de povos e comunidades tradicionais ou pessoas com deficiência. A homologação e divulgação do resultado final da seleção foi alterado para o dia 25 de setembro, mas o início das aulas segue mantido, previsto para o dia 06 de outubro de 2025.
“Com a primeira turma já formamos mais de 100 profissionais que estão atuando e impactando diretamente mais de 500 mil crianças, de 0 a 6 anos, do litoral ao sertão de Pernambuco. A ideia é ampliar esse pelotão para que mais crianças e mais famílias tenham acesso às políticas públicas que lhes ofertem uma qualidade de vida digna”, acrescenta Yanne.
*Residência Intersetorial em Primeira Infância:* É uma iniciativa inédita no Brasil, focada em formar profissionais de nível superior nas áreas de saúde, educação e assistência social, com objetivo de capacitá-los para atuar como técnicos e gestores em políticas públicas intersetoriais voltadas para a primeira infância em Pernambuco. O Programa tem carga horária de 740 horas, distribuídas em 13 componentes curriculares a serem realizados no formato de Educação a Distância (EAD), 240 horas de Atividades Complementares e 120 de elaboração e execução do projeto de intervenção e um momento presencial ao final do curso para socialização dos projetos construídos e executados nos espaços profissionais dos participantes do curso. A duração prevista do Curso é de 12 meses, de outubro de 2025 a setembro de 2026, para a complementação dos créditos e a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Fotos: Divulgação/SCJ-PE
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhses