
Secretaria de Saúde de Caruaru realiza pré-conferências municipais de saúde até o dia 26 de setembro
29 de agosto de 2025A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru está promovendo as pré-conferências territoriais de saúde, que seguem acontecendo até o dia 26 de setembro em diversas regiões do município.
As etapas preparatórias fazem parte da construção da 13ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 8 de outubro, das 8h às 17h, na Secretaria de Educação de Caruaru, com o tema: “Caruaru pelo SUS que acolhe, integra e cuida”.
Durante as pré-conferências, estão sendo coletadas propostas específicas de cada território, com o objetivo de contemplar a realidade e as necessidades da população de todas as regiões da cidade. Além disso, estão sendo eleitos os delegados que representarão suas comunidades na conferência magna. As pré-conferências estão sendo realizadas na SMS, além das Unidades Básicas de Saúde do município.
Os interessados em participar das pré-conferências realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem procurar seus Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) para verificar os dias e horários em seus respectivos bairros.
Cronograma das pré-conferências na Secretaria Municipal de Saúde:
22/09 – tarde- Território de Gestão Sustentável (TGS) 07 – Auditório da SMS
23/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 01 – Sala de reunião do gabinete
23/09 – tarde – Território de Gestão Sustentável (TGS) 08 – Auditório da SMS
24/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 02 – Auditório da SMS
24/09 – tarde – Território de Gestão Sustentável (TGS) 05 – Sala de reunião do gabinete –
25/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 03 – Sala de reunião do gabinete.
25/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 09 – Auditório da SMS
26/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 04 – Sala de reunião do gabinete.
26/09 – manhã – Território de Gestão Sustentável (TGS) 06 – Sala de reunião do gabinete.
A secretária de Saúde de Caruaru, Nadja Farias, destacou a importância do processo. “As pré-conferências são momentos fundamentais para ouvir a população de cada território, garantindo que suas demandas sejam incorporadas ao planejamento da saúde. Esse processo democrático fortalece o SUS em Caruaru, pois aproxima a gestão das comunidades. É através dessa escuta que conseguimos construir um sistema mais justo, integrado e acolhedor”, afirmou.
A 13ª Conferência Municipal de Saúde será um espaço democrático de construção coletiva, no qual a população e os trabalhadores da saúde terão a oportunidade de avaliar, discutir e propor diretrizes para o Plano Municipal de Saúde, que servirá de base para a formulação das políticas públicas de saúde nos próximos anos.
A participação da sociedade nesse processo é fundamental para fortalecer o SUS em Caruaru, contribuindo para um sistema de saúde mais justo, acolhedor e integrado, alinhado às reais demandas da comunidade.
Siga o Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Rafael Moreira/Secom/PMC