Centro de Acolhimento Mulher de Barro no HMA tem serviço de acolhimento multiprofissional a pessoas em situação de violência com atendimento a 54 municípios

Centro de Acolhimento Mulher de Barro no HMA tem serviço de acolhimento multiprofissional a pessoas em situação de violência com atendimento a 54 municípios

29 de agosto de 2025 Off Por blogem

Com o objetivo de assegurar o atendimento emergencial e contínuo, de forma humanizada e articulada, a todas as pessoas em situação de violência (para crianças e homens somente a violência sexual), o Centro de Acolhimento Mulher de Barro (CAMB), localizado no Hospital da Mulher do Agreste (HMA), em Caruaru, é um marco histórico. Com foco na escuta qualificada, amparo psicossocial, atenção à saúde e acesso à rede de proteção, o CAMB oferta atendimento à população de 54 municípios pertencentes à IV e V GERES, configurando-se como polo estratégico de proteção e cuidado na região.

Vale salientar, mais de 83 mil casos de estupro foram registrados, em 2023, no Brasil, número que equivale a um crime a cada seis minutos. No mesmo ano, houve ainda uma média de 779 mil ocorrências de ameaça, no país. As violências física e psicológica também apresentaram números alarmantes, sendo frequentemente praticadas no ambiente doméstico. Essa realidade se estende a outros países: cerca de 30% das mulheres em relacionamentos já sofreram algum tipo de violência física ou sexual por parte do parceiro, de acordo com a OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde/ Organização Mundial de Saúde).

Os dados alarmantes só reforçam a importância do centro para a população pernambucana. O CAMB conta com uma equipe multidisciplinar de plantão composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro, médico e profissional administrativo. A coordenadora de psicologia do HMA, Janaina Galvão, destaca que o serviço de referência regional oferece atendimento humanizado e integral a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A coordenadora do serviço social do HMA, Edna Soares, destaca o número de atendimentos. “Desde a abertura do hospital, no mês de maio, até o momento, foram realizados mais de 50 atendimentos, ofertando todo o cuidado necessário com acompanhamento e encaminhamentos à rede de proteção pertinente às situações específicas, visando fortalecimento em um contexto humanizado”.

O CAMB é localizado próximo à emergência do ambulatório (Rua Maria Dias de Oliveira, n° 19 – Indianópolis), de forma independente, para preservar a privacidade da pessoa, com acesso interno e sigiloso, sendo também oportunizada a entrada da pessoa em situação de violência pela emergência (Avenida José Rodrigues de Jesus, n° 396, Indianópolis). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2011-6500/ 3719-9407.

Agosto Lilás – A campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, realizada durante o mês de agosto no Brasil, toca em um tema delicado vivenciado diariamente no Centro de Acolhimento Mulher de Barro (CAMB), no HMA. De forma especial, nesta última semana do mês, colaboradores, pacientes e acompanhantes têm participado de palestras e rodas de conversa terapêuticas com o objetivo de esclarecer e multiplicar conhecimento acerca do tema. Foto: Divulgação/HMA
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes