
Procon Caruaru interdita filial da Crefisa após denúncias de empréstimos não solicitados por consumidores, especialmente idosos
19 de agosto de 2025O Procon Caruaru interditou, na manhã desta terça-feira (19.08), a filial da Crefisa, localizada na Rua Capitão João Velho, nº 144, no Centro. A medida atende a denúncias de consumidores que teriam sido induzidos a assinar contratos de empréstimo sem solicitação ou ciência, prática em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Em fevereiro, a instituição já havia sido autuada e multada pelo Procon, com encaminhamento dos fatos ao Ministério Público, que ajuizou Ação Civil Pública. Apesar disso, novas reclamações continuaram sendo registradas, levando à interdição do estabelecimento.
“A medida se mostrou necessária, agindo o autuado em flagrante desrespeito às leis, incorrendo de forma persistente em práticas abusivas, geralmente em face de pessoas em situação de vulnerabilidade, o que pode ocasionar não só um grande transtorno diante de uma contratação não solicitada, mas chegar-se ao extremo de colocar o consumidor em situação de superendividamento, comprometendo sua renda e a manutenção do mínimo existencial às suas necessidades básicas”, afirmou Cynthia Nunes, Gerente do Procon Caruaru.
Reclamações podem ser registradas na sede do Procon Caruaru, à Rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau, na plataforma Caruaru Digital ou pelo WhatsApp: 81 9 8384-5909.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação/Procon Caruaru