
Inscrições abertas para o curso “Fruir: Formação em Mediação e Acessibilidade” em Caruaru
15 de agosto de 2025Formação pioneira em Caruaru une inclusão, acessibilidade e arte para transformar a experiência cultural e ampliar os olhares sobre a fruição artística.
O curso tem como objetivo formar 20 mediadores culturais em Caruaru, preparados para criar conexões e interações de maneira inclusiva e anticapacitista, a partir do viés da acessibilidade estética. A iniciativa é realizada pela incentivadora cultural Circullus, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, e conta com o apoio do Armazém da Criatividade/Porto Digital, Sala de Azura e Embuá.
Com carga horária total de 40 horas, o Fruir será ministrado presencialmente, no Armazém da Criatividade / Porto Digital Caruaru, em cinco módulos de oito horas, sempre aos sábados, de 06 de setembro a 04 de outubro. Cada módulo será conduzido por um(a) facilitador(a), abordando temas essenciais no campo da mediação cultural e da acessibilidade:
1. *Mediação cultural sob a perspectiva da ampliação de olhares* – _Carlos Lima e Vanessa Marques_
2. *Acessibilidade geral*: comunicacional, arquitetônica, urbanística, metodológica e atitudinal, na perspectiva do desenho universal – _Michell Platini_
3. *Estratégias de mediação na perspectiva visuoespacial* – Kilma Coutinho
4. *Recursos multissensoriais e o teatro visuoespacial como instrumentos de mediação para as artes visuais* – _Mariama da Mata_
5. *O despertar tátil para a fruição das artes visuais* – _Joselma Soares_
Além de ampla experiência e repertório em suas áreas, quatro dos seis facilitadores são pessoas com deficiência. ‘“Nada sobre nós, sem nós’ é uma máxima do movimento das pessoas com deficiência. É um lembrete de que as discussões sobre inclusão e acessibilidade são importantes, mas é fundamental incluir e aprender com as vivências e expertises dessas pessoas”, destaca o coordenador do projeto, Humberto Botão.
Para Humberto, a proposta é inédita na região: “A cadeia produtiva da cultura vem se fortalecendo cada vez mais, inclusive como mercado. Nosso objetivo é contribuir para que esses espaços sejam ocupados com excelência, em diálogo com as demandas e diversidades sociais. O mediador cultural é um profissional fundamental em exposições, museus e demais equipamentos culturais. Com o aumento de editais culturais e da realização de tantos projetos, estão ampliadas as oportunidades de atuação nesse segmento”, explica.
O curso é gratuito e voltado para artistas visuais, arte-educadores, educadores e demais interessados em mediação cultural, arte-educação e acessibilidade. As inscrições seguem até 24 de agosto, pelo link:
🔗 https://forms.gle/caobsY3qJbanw1xz8
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação