Documentário sobre artesãs do Alto do Moura será exibido no Festival Viva Vitalino

Documentário sobre artesãs do Alto do Moura será exibido no Festival Viva Vitalino

12 de agosto de 2025 Off Por blogem

_Curta “O Alto dos Mouras, das Louceiras, dos Mestres do Barro” é o primeiro trabalho da jornalista Rosangela Araújo como diretora de filme. Exibição marca o lançamento oficial da obra audiovisual_

“O Alto dos Mouras, das Louceiras, dos Mestres do Barro” é um dos documentários que serão apresentados na Mostra de Curtas do Festival Viva Vitalino que será realizada no 17 de agosto na sede da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). A entrada é gratuita. Ao todo serão apresentados oito curtas com curadoria voltada para a Cultura Popular, produzida na região.

A obra é o primeiro documentário dirigido pela jornalista e produtora cultural Rosangela Araújo. “O filme conta um pouco da história do Alto do Moura e resgata a participação das mulheres na construção do local como referência nas artes figurativas”, explicou a diretora. O filme tem duração de 26 minutos, traz depoimentos de três artesãs – Nicinha Otília, D. Deta e Terezinha Gonzaga – e do artesão Aldir José, que escreveu a dissertação de mestrado sobre as louceiras em Caruaru.

O diretor de fotografia Paulo Cesar explica que o curta é resultado de meses de trabalho que começou com visitas ao local para escolher o espaço para locação, pois foram levados em consideração a luz, paleta de cores e a captação de áudio. A Pousada Casa da Gente reuniu tudo isso. “Aproveitamos acessórios e decorações que já estavam no local. Juntamos esses elementos a outras peças das artesãs para enriquecer a cenografia, montando cada cenário com detalhes que representam a riqueza de informações de cada profissional”.

O filme tem trilha sonora original com música e arranjos de Philipe Moreira Sales, letra e voz de Valdir Santos. Este projeto foi contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

*Festival* – A Mostra de Curta faz parte da programa do último dia do Festival Viva Vitalino, que acontece de 14 a 17 de agosto. A edição deste ano tem um olhar especial para o audiovisual. “Estamos resgatando a história do cineclube Lumière, primeiro cineclube de Caruaru, e o primeiro documentário feito em super 8 aqui na cidade com locações no Alto do Moura, ambos na década de 70. Esse intercâmbio entre as gerações é fundamental para o fortalecimento do audiovisual em nossa região”, disse Antônio Prego, organizador do festival.

Além da Mostra de Curtas no domingo na Abman, no sábado, na Pousada Casa da Gente, haverá o II Encontro de Cinecubistas do Agreste (ECA) à tarde e à noite Cine Debate com apresentação dos filmes restaurados: “A Peleja do Bumba Meu Boi Contra o Vampiro do Meio Dia” e “O Olho na Rua e o Ouvido na Cozinha”.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação