Rompimento de tubulação em Caruaru ocorreu nos testes para levar água do rio São Francisco pela interligação das adutoras do Agreste e Jucazinho

Rompimento de tubulação em Caruaru ocorreu nos testes para levar água do rio São Francisco pela interligação das adutoras do Agreste e Jucazinho

9 de agosto de 2025 Off Por blogem

A Compesa informa que continua adotando todas as providências necessarias para resolver a questão dos moradroes da Rua San Marino, bairro São José da Escócia, onde ocorreu, na última quinta-feira (07), o rompimento de um trecho da Adutora de Jucazinho, que está em fase de testes para operar com águas do Rio São Francisco. Ontem (8), a Compesa já efetuou o pagamento do auxílio emergencial no valor de um salário mínimo às sete famílias cujas casas foram interditadas pela Defesa Civil. Os laudos sociais e de engenharia para indenizações referentes aos danos materiais estão em andamento e serão pagos o mais rápido possível. O secretário de Recursos Hídricos Almir Cirilo e três diretores da Compesa estiveram ontem em Caruaru para prestar toda assistência às famílias atingidas e acompanhar de perto a ação na rua San Marino.

Neste sábado (09), as equipes continuam em campo retirando os entulhos das casas e prestando apoio aos moradores na remoção dos móveis danificados. Ao longo da próxima semana terá início a substituição do fecho da adutora. Serão trocados 600 metros de tubulação para evitar novas ocorrências. Esse trabalho deverá se estender ao longo do mês. A rua continua sendo abastecida normalmente, de acordo com o calendário em vigor.

O estouramento ocorreu durante testes para levar água do rio São Francisco pela interligação das adutoras do Agreste e Jucazinho para a zona rural de Caruaru, Riacho das Almas, Cumaru e Passira, além da área rural desses municípios. Como os testes estavam sendo monitorados, assim que o Controle de Operações da empresa detectou uma queda de vazão acentuada na adutora, um indicativo de rompimento da tubulação, foi dado o comando para o fechamento dos registros, o que permitiu a contenção do fluxo da água no local de forma rápida.
Seja seguidor do Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Divulgação